IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

8 dicas para quem precisa procurar emprego na pandemia de coronavírus

Do UOL, em São Paulo

04/05/2020 04h00

Muitas pessoas que já estavam desempregadas ou que perderam o emprego por causa da pandemia de coronavírus precisam buscar uma nova oportunidade de trabalho em meio à quarentena, e antes de a crise passar. Apesar de a economia ter desacelerado, algumas empresas continuam contratando.

Além das oportunidades de emprego em período integral, há empresas contratando para preencher cargos baseados em projetos e contratos temporários, segundo o site de recrutamento Glassdoor (antigo Love Mondays). A empresa listou oito dicas para para organizar a busca de trabalho em tempos incertos e desenvolver mais confiança e clareza para avançar em sua carreira. Veja abaixo.

1. Faça um cronograma para sua busca de emprego

Se precisa encontrar um novo emprego imediatamente, encare essa busca como um trabalho de tempo integral. Estabeleça um período determinado para trabalhar nessa busca diariamente, com horário para começar e para terminar, para que possa se dedicar a outras atividades no restante do dia.

Procure trabalhar de forma organizada. Defina um cronograma detalhado para as suas ações e acompanhe seu progresso, avaliando o que tem dado certo e o que precisa ser melhorado. Assim, você conseguirá estabelecer expectativas realistas e, ao mesmo tempo, ter mais clareza sobre suas metas de carreira.

Em vez de se candidatar para todas as vagas possíveis, sem pensar, concentre seus esforços em alavancar sua rede de contatos para conseguir oportunidades adicionais que façam sentido para você.

2. Use as redes sociais para fortalecer suas conexões

Este período de isolamento social é uma boa oportunidade para fazer novas conexões e reviver as antigas. Entre em contato com amigos, mentores e ex-colegas de trabalho para ver se eles conhecem alguém que esteja contratando ou empresas com vagas abertas.

Procure pessoas e profissionais que você admira para iniciar conversas e participe de eventos e bate-papos online sobre temas que envolvam carreira e trabalho.

Entre em grupos de Facebook, Telegram, WhatsApp etc. para expandir sua rede e descobrir novas vagas.

3. Identifique e se inscreva para vagas de setores em crescimento

Agora é a hora de identificar e candidatar-se para vagas em empresas que se adaptaram bem aos tempos de incerteza e que estão melhor posicionadas nessa nova realidade.

A maior parte das empresas de tecnologia, por exemplo, está equipada para fazer a transição de suas funções presenciais para alternativas remotas e, assim, manter as coisas funcionando.

Além disso, empresas de saúde, varejo e logística também estão contratando, pois a demanda por recursos continua crescendo devido à covid-19.

4. Renove seu currículo e seus perfis online

Aproveite o tempo para reformular seu currículo e perfis online para destacar suas realizações, formação, paixões e habilidades profissionais. Dedique-se a desenvolver sua marca pessoal e uma boa narrativa de sua história, para dar às empresas e recrutadores uma ideia da sua missão. Isso irá diferenciar você dos outros candidatos.

Além disso, ao se candidatar às vagas, leia a descrição do trabalho cuidadosamente para mostrar as habilidades específicas que correspondem à descrição do trabalho.

5. Faça cursos on-line

Use seu tempo livre para fazer cursos online que lhe permitam expandir suas qualificações e aprender novas habilidades. Ter algumas certificações em seu currículo será útil ao se candidatar a novas funções. Várias empresas de aprendizado online estão oferecendo treinamentos e cursos profissionais de graça.

6. Seja flexível e considere oportunidades temporárias

Que tal considerar trabalhos com contratos temporários ou como freelancer neste período? Se for a primeira vez que você entra no ramo de freelancers, faça um balanço de suas principais habilidades transferíveis e, em seguida, procure oportunidades para aproveitá-las de uma forma diferente.

Pense em uma paixão ou em uma possível carreira paralela que você ainda não explorou. Como você pode transformar essa atividade em um emprego de meio período ou em uma oportunidade freelancer? Seja ágil o suficiente para mudar seu curso conforme necessário.

7. Prepare-se para participar de entrevistas virtualmente e começar a trabalhar como funcionário remoto

Enquanto estamos todos mantendo o distanciamento social, fazer entrevistas virtuais será a regra. Portanto, esteja preparado. Vista-se adequadamente, como se estivesse indo de fato visitar o escritório da empresa. Organize o ambiente e encontre um lugar silencioso, livre de barulho e bagunça e bem iluminado. Adiante-se e já comece a baixar e testar plataformas de vídeo como o Zoom ou o Google Hangouts para garantir que sua entrevista ocorra sem problemas.

8. Seja paciente com processos mais lentos

Tente ser paciente consigo mesmo e com os empregadores. Este é um momento difícil para todos, e as empresas também estão enfrentando desafios ao passar por tantas mudanças em tão pouco tempo. Os processos talvez sejam mais lentos que o normal, esteja preparado para lidar com isto.