PUBLICIDADE
IPCA
0,64 Set.2020
Topo

Empregos e carreiras

Empresas bancam happy hour online com pipoca, cerveja e até show de mágica

Denis Dainese, gerente de tecnologia da Webmotors, apresentou números de mágica para os colegas - Divulgação
Denis Dainese, gerente de tecnologia da Webmotors, apresentou números de mágica para os colegas Imagem: Divulgação

Claudia Varella

Colaboração para o UOL, em São Paulo

02/10/2020 04h00

Presente e balões para os aniversariantes do mês, pipocas às segundas e até show de talentos durante as lives. Empresas têm feito encontros virtuais para proporcionar momentos de descontração e integração entre seus funcionários.

Denis Dainese, gerente de tecnologia da Webmotors, mostrou seus truques de mágico para os colegas da empresa durante o "Sextou & Atualizou", em junho. Ele fez um show de mágica, usando cartas, livro, bolinhas de espuma e até a técnica do escapismo. Mais de 80 pessoas assistiram à sua apresentação online.

"Grande parte dos colegas da empresa não sabia que eu fazia mágicas. Foi uma grande surpresa para todo mundo", afirmou Dainese, que trabalha na Webmotors há 15 anos. Ele se interessa por isso desde a infância. Aos 23 anos, tentou viver disso, mas desistiu e hoje só faz apresentações de mágica por hobby para a família e os amigos -e agora para os colegas de trabalho também.

Como todo mundo afastado por causa da pandemia, essas atividades da empresa são bem legais. Servem para as pessoas se conhecerem mais e estreitarem os laços
Denis Dainese, gerente de Tecnologia da Webmotors

Receita ao vivo para os colegas

Nayara Manganaro (de branco), da Webmotors, preparou uma receita ao vivo - Divulgação - Divulgação
Nayara Manganaro (de branco), da Webmotors, preparou uma receita ao vivo
Imagem: Divulgação

Numa "Sextou & Atualizou" realizada em maio, a analista de pesquisa Nayara Manganaro preparou uma receita ao vivo: uma sobremesa de banana flambada com sorvete. "Eram umas 80 pessoas assistindo, sendo umas dez cozinhando junto comigo", disse Nayara, que está na Webmotors há dois anos.

Ela voltou às telinhas dos computadores dos colegas em agosto, cozinhando junto com um chef do restaurante colombiano La Gorgona, que ensinou a fazer "patacón com guacamole". Ela foi uma das sorteadas pela empresa entre os funcionários que queriam cozinhar com o chef. Para comprar os ingredientes do prato, a Webmotors deu um voucher no valor de R$ 100.

Participar desse happy hour dá uma alegria. A gente conversa bastante, e é muito bacana a integração entre os colegas
Nayara Manganaro, analista de pesquisa da Webmotors

Marcela Peres, gerente de Comunicação e Marketing da Webmotors, disse que o evento leva informação e conteúdo relevante da empresa aos funcionários, além de descontrair. "O objetivo é interagir e aproximar nosso time nesse momento em que temos boa parte dos colaboradores trabalhando de forma 100% remota."

O "Sextou & Atualizou" é realizado às sextas-feiras. Das 17h30 às 17h45, uma equipe apresenta as novidades da sua área e, após esse horário, a happy hour é iniciada. Em média, 130 funcionários participam desses encontros virtuais. A Webmotors, plataforma de negócios e soluções para o setor automotivo, tem 250 funcionários.

Pipoca, cappuccino e cerveja

Segunda, às 16h, tem pipoca; quarta, às 8h30, cappuccino, e sexta, claro, cerveja na happy hour às 17h30. Nesses três dias da semana, no horário marcado, os funcionários da Roit têm um encontro online, cada um na sua casa e com o seu kit de comes e bebes em mãos. Trata-se do programa de integração online entre os colaboradores, implantado pela empresa durante a pandemia.

A Roit é uma "accountech", empresa que desenvolve soluções com inteligência artificial nas áreas contábeis, fiscais, financeiras e de RH. Tem quatro unidades em Curitiba, São Paulo e Brasília. No total, são 170 empregados.

Funcionária há 1 ano e 5 meses da empresa, Iara Soares, de Curitiba, afirma que os encontros online ajudam a diminuir a distância entre os colegas.

Toda sexta-feira, durante a happy hour, a gente joga Stop online. É um momento de muitas risadas. A gente abre a câmera e vê os colegas. Parece que o cansaço da semana acaba ali
Iara Soares, analista de negócios da Roit

Emprega gasta R$ 14 mil por mês com os kits

Kit dos encontros online chega à casa do funcionário da Roit - Divulgação - Divulgação
Kit dos encontros online chega à casa do funcionário da Roit
Imagem: Divulgação

Camila Weingartner, do RH e responsável pela organização dos eventos internos da Roit, diz que a empresa gasta R$ 14 mil por mês com a compra dos kits.

A distribuição de todos os kits é mensal. Eles são retirados pelos funcionários na sede da empresa sempre no início de cada mês. "Montamos uma operação de entrega para garantir a segurança de todos e evitar aglomerações. Para os funcionários do grupo de risco, foi criada uma logística para que recebam em casa", afirmou Camila.

Segundo ela, cada encontro online reúne cerca de cem pessoas e tem duração de 30 a 40 minutos. Os kits contêm cerveja, pipoca de micro-ondas e sachês de cappuccino, além de algum outro item —neste mês, eles receberam também uma caneca personalizada.

Camila diz que a campanha semanal começou com a "Quarta Cappuccino", seguida da "Sextas Happy Hour" e "Segunda Pipocada". "Porém, em março, quando iniciamos o home office, já tivemos happy hour online e, em junho, a festa junina online, com entrega de kits juninos."

Kit de presente para o aniversariante do mês

Kit da Kemp contém balão personalizado, calendário de mesa e caneca com a caricatura do aniversariante - Divulgação - Divulgação
Kit da Kemp contém balão personalizado, calendário de mesa e caneca com a caricatura do aniversariante
Imagem: Divulgação

Com 150 colaboradores, a Kemp passou a enviar um presente personalizado aos aniversariantes do mês. O kit, que contém balão personalizado, calendário de mesa e caneca com a caricatura do aniversariante, é entregue na casa do funcionário.

"Com a pandemia, perdemos um pouco do contato físico, mas o presente não passa em branco. Pois queremos que o funcionário tenha a sensação do pertencimento", declarou Barbara Kemp, diretora técnica da Kemp, empresa de projetos e gerenciamento de obras com sede em São Paulo.

Segundo ela, antes da pandemia, já havia a comemoração presencial dos aniversariantes do mês na empresa, com direito a bolo, salgadinhos, parabéns e a caneca personalizada. "O presente foi tão bem aceito que até ex-funcionário ainda pede como lembrança uma caneca personalizada", disse Barbara.

XP envia mimos para comemorar resultados

A XP Investimentos tem cerca de 3.000 funcionários, e os encontros online para happy hour ou para comemorar algum resultado da empresa acontecem por setor.

"Quando estávamos no escritório, os times promoviam encontros frequentes para trocar ideias, compartilhar experiências e comemorar resultados, tudo de forma leve e descontraída. Com a impossibilidade dos encontros presenciais, migramos essas ocasiões para o online, e o envio de kits com bebidas, comidas e adereços foi a solução para manter essa prática que consideramos tão importante para unir os times e que se mostrou ainda mais poderosa neste momento em que todos precisam de acolhimento", afirmou Lana Brandão, gerente executiva de pessoas da XP.

Segundo ela, não há uma periodicidade definida. "As equipes definem internamente o envio de kits para seus times, de acordo com as necessidades e orçamentos de cada área, até porque cada uma tem um perfil e as motivações para os eventos são variadas", disse.

Os envios podem ser feitos em razão do encerramento de projetos especiais, para celebrar resultados, para fazer anúncios importantes ou simplesmente para reunir virtualmente as pessoas
Lana Brandão, gerente executiva de pessoas da XP

Em junho, a equipe de marketing da XP Investimentos recebeu em casa um kit junino para um happy hour temático - Divulgação - Divulgação
Em junho, a equipe de marketing da XP Investimentos recebeu em casa um kit junino para um happy hour temático
Imagem: Divulgação

Entre os kits que a XP entrega para seus funcionários, estão kits com cervejas ou com vinhos. Em junho, por exemplo, a equipe de marketing recebeu em casa um kit junino (cervejas, paçoca, pé de moleque, pipoca e enfeites) para um happy hour temático.

Para Lana, essas iniciativas têm sido uma maneira de reconhecer os esforços dos colaboradores. "Enviar esses mimos para a casa de cada um e promover momentos de integração, ainda que virtuais, foi a alternativa para estarmos presentes na vida dos colaboradores de forma carinhosa e descontraída. Esse cuidado e essa união vão além do trabalho", declarou.

Empregos e carreiras