IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Governo da Holanda oferece bolsas de graduação e mestrado para estrangeiros

Do Estudar Fora*

25/04/2021 04h00

Estão abertas as inscrições para o Holland Scholarship, programa de bolsas financiado pelo Ministério da Educação, Ciência e Cultura da Holanda, em parceria com universidades do país. A bolsa cobre os gastos referentes ao primeiro ano do curso, sem possibilidade de renovação. O prazo para se inscrever varia dependendo do curso, indo até 1º de maio de 2021.

O auxílio, no valor de 5.000 euros, é destinado a estudantes estrangeiros de fora do Espaço Econômico Europeu interessados em estudar graduação ou mestrado na Holanda. O valor pode ser usado em um dos mais de 2.100 programas ministrados em inglês em instituições holandesas.

Requisitos das bolsas

Podem concorrer ao programa de bolsas estudantes:

  • que sejam nativos de um país não membro do Espaço Econômico Europeu (brasileiros, portanto, são elegíveis);
  • que não tenham diploma de alguma universidade holandesa;
  • e que atendam a todas as exigências da universidade escolhida.

A inscrição é feita na própria página da instituição em que o candidato deseja estudar. A lista de universidades de pesquisa que integram o programa pode ser conferida aqui, enquanto as universidades de ciências aplicadas participantes podem ser vistas nesta página. Nas duas páginas, há links apontando para os procedimentos e portais de inscrição para cada uma das instituições.

O processo de candidatura varia de acordo com a instituição e o curso escolhidos. Alguns requisitos comuns são:

  • histórico acadêmico
  • carta de motivação
  • cartas de recomendação
  • certificado de proficiência em inglês.

*O texto "Bolsas para graduação e mestrado na Holanda" foi originalmente publicado no portal Estudar Fora, da Fundação Estudar.