IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Universidade em Paris oferece bolsa de mestrado de 10 mil euros

Do Estudar Fora*

09/05/2021 04h00

A Université Paris-Saclay, na França, oferece bolsas internacionais para mestrados com têm duração de um ou dois anos, em todas as áreas de conhecimento. As inscrições vão até 16 de maio.

Os bolsistas selecionados receberão 10 mil euros (R$ 63,5 mil, na cotação de sexta, 7) por ano. O valor é pago pela própria universidade ao longo de dez meses, de setembro até junho. Além disso, os bolsistas têm direito a uma ajuda de custo de até 1.000 euros para despesas com passagem e visto.

Fundada em dezembro de 2014, a Université de Paris-Saclay é composta por 19 instituições, incluindo universidades, "grand écoles" e órgãos de pesquisa. São oferecidos diversos cursos em francês e também em inglês; consulte no site as formações disponíveis. A candidatura pode ser feita online, e mais informações sobre benefícios e procedimentos podem ser lidas no edital.

Como se candidatar às bolsas

Para se candidatar, é necessário já ter sido aprovado em algum programa de mestrado vinculado às seguintes instituições da Université Paris-Saclay:

  • AgroParisTech
  • CentraleSupelec
  • ENS Paris-Saclay
  • INSTN-CEA
  • IOGS
  • Université d'Evry Val d'Essonne (UEVE)
  • Université Paris-Sud
  • ou Université Versailles St-Quentin (UVSQ)

Cada programa tem requisitos e critérios de seleção específicos. Em todos os casos, a candidatura é feita pela internet e envolve o preenchimento de um currículo online e o envio de duas cartas de recomendação e de certificados de proficiência em inglês ou francês.

Não são elegíveis para a bolsa estudantes que estão ou já estiveram matriculados em uma instituição francesa (exceto as instituições francesas fora da França), estudantes que interromperam seus estudos por mais de três anos consecutivos e estudantes que já recebam bolsas de mais de 650 euros por mês.

Os estudantes que se encaixarem nesses critérios serão convidados por e-mail para completar um dossiê de candidatura à bolsa. Serão considerados, no processo seletivo, a excelência acadêmica e os projetos pessoais de cada candidato.

*O texto "Mestrado na França: Université Paris-Saclay tem bolsas de mais de 10 mil euros" foi originalmente publicado no portal Estudar Fora, da Fundação Estudar.