IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Alemanha oferece bolsas de até 100% para graduação e mestrado

Praça do prédio do Bundestag, o parlamento da Alemanha, em Berlim - fhm/Getty Images
Praça do prédio do Bundestag, o parlamento da Alemanha, em Berlim Imagem: fhm/Getty Images

Do Na Prática*

27/06/2022 04h00

A edição deste ano do programa Deutschlandstipendium (bolsa de estudo da Alemanha) está com inscrições abertas. As bolsas oferecem subsídios mensais e mentoria acadêmica para alunos de graduação e mestrado que desejam estudar no país.

A Alemanha é um dos países mais acessíveis para quem deseja estudar fora do Brasil pois tem um número elevado de universidades públicas com isenção total das mensalidades, assim como no Brasil. Entretanto, nessas instituições os alunos precisam pagar uma taxa administrativa semestral, que não costuma passar de 250 euros (R$ 1.386).

Para auxiliar os bolsistas, o programa oferece subsídios mensais de 300 euros (R$ 1.663), que cobrem todos os custos das taxas administrativas e ainda ajuda nas despesas do dia a dia. O valor é custeado pelo governo da Alemanha em parceria com instituições particulares. Além do auxílio financeiro, o Deutschlandstipendium inclui um programa de mentoria e eventos voltados para networking junto às universidades.

Como o programa funciona

De acordo com o site da Deutschlandstipendium, o programa "apoia estudantes altamente talentosos" e o critério de seleção dos bolsistas considera o histórico acadêmico, compromisso social e conquistas pessoais "como a superação de desafios ou obstáculos do aluno em sua origem social ou familiar".

Para concorrer às bolsas, é necessário realizar o processo seletivo da instituição de ensino alemã em que deseja estudar. Os subsídios têm duração de um ano e podem ser renovados durante toda a duração do curso escolhido. Neste link está a relação de todas as universidades que participam do programa.

Mais informações sobre as bolsas aqui. As datas limites para inscrição variam, interessados devem se inscrever até a data limite do programa escolhido.

*O texto "Alemanha oferece bolsas de até 100% para graduação e mestrado" foi originalmente publicado no portal Estudar Fora, da Fundação Estudar.