IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Censo 2022: Acaba amanhã inscrição para 15.075 vagas de recenseador do IBGE

Tânia Rêgo/Agência Brasil
Imagem: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Do UOL, em São Paulo

02/08/2022 04h00

Terminam amanhã (3) as inscrições para um concurso do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) com 15.075 vagas temporárias de recenseador, para trabalhar no Censo 2022. As inscrições deverão ser feitas presencialmente em um dos postos listados pelo órgão no edital completo publicado no site do IBGE.

Foram reservadas 1.022 vagas a candidatos com deficiência e 3.157 a candidatos que se autodeclararem pretos ou pardos.

Quanto tempo dura o contrato? O contrato de trabalho tem duração de três meses, podendo ser prorrogado com base na necessidade das atividades previstas para o Censo.

De quanto é o salário? A remuneração será por produção, calculada por setor censitário e outras condições de trabalho conforme taxas fixadas e de conhecimento prévio do recenseador.

Qual a carga de trabalho? A carga horária recomendável é de no mínimo 25 horas semanais, diz o IBGE, além da participação obrigatória no treinamento para o cargo.

Como se inscrever? Para se inscrever, o candidato deverá comparecer a um dos postos de inscrição do IBGE, relacionados no Anexo I da versão completa do edital, e entregar o formulário de inscrição, disponível no Anexo III do edital na íntegra.

O IBGE informa que, ao preencher o formulário, o candidato deve considerar apenas a titulação acadêmica de maior pontuação, porque esse critério não é cumulativo.

Quais são os requisitos? O IBGE exige que os interessados tenham "capacidade auditiva e de comunicação verbal para realizar entrevistas e coletar dados fazendo uso de dispositivo móvel de coleta", bem como capacidades motoras de fazer a pesquisa em locais de difícil acesso, como morros ou áreas rurais, além de habilidade para manusear o aparelho que colhe as respostas do Censo.

Além disso, para se candidatar, é necessário:

  • ter no mínimo 18 anos e ensino fundamental completo;
  • estar em dia com as obrigações eleitorais e ter pleno gozo dos direitos políticos;
  • ter aptidão física e mental para o cargo;
  • ter nacionalidade brasileira ou portuguesa.

Candidatos com deficiência deverão marcar essa opção no formulário e apresentar laudo médico expedido há, no máximo, 12 meses.

Como é feita a seleção? A seleção dos candidatos será feita através de análise curricular dos inscritos.

Quando sai o resultado? O resultado final será divulgado em 15 de agosto de 2022.

Mais detalhes do edital estão na versão completa do documento.