Como será prova do CNU? Veja estrutura do exame para nível médio e superior

As provas do CNU (Concurso Nacional Unificado) são diferentes para candidatos de nível médio e superior. Veja, abaixo, como será feito o exame do "Enem dos Concursos" neste domingo (18).

Como serão as provas do CNU?

Pela manhã, os candidatos de nível superior vão responder 20 questões objetivas de conhecimentos gerais e uma prova discursiva de conhecimentos específicos do bloco.

No nível médio, a prova da manhã será de 15 questões objetivas e uma redação. Não haverá questões dissertativas para esse nível.

Na parte da tarde, os candidatos de nível superior voltam para uma prova de 50 questões objetivas, focadas em conhecimentos específicos.

Os candidatos de nível médio, por sua vez, vão responder mais 45 questões objetivas no segundo turno da prova.

As provas têm duração de duas horas e meia no turno da manhã e três horas e meia no período da tarde.

O que estudar na reta final

Pratique a leitura e interpretação de diferentes tipos de textos, incluindo literários, jornalísticos e científicos;

Mantenha-se atualizado sobre questões de atualidade referente a sua área escolhida;

Continua após a publicidade

Revise regras gramaticais, principalmente aquelas frequentemente cobradas, como concordância, regência e pontuação;

Pratique a escrita de redações, focando na estrutura dissertativa-argumentativa, na coesão e na coerência do texto;

Mantenha-se informado sobre temas atuais que possam ser abordados na proposta de redação e outras questões referente a sua área de escolha no concurso;

Neste período, é importante manter uma rotina de estudos equilibrada, com momentos de descanso e atividades de lazer para evitar o esgotamento.

Principais dicas para a redação

Os candidatos que vão disputar as vagas de nível médio (bloco 8) terão que fazer uma redação. O tema será apresentado na hora da prova.

Continua após a publicidade

Leia atentamente a proposta de redação e os textos de apoio para compreender o tema proposto. Certifique-se de que entendeu a questão antes de começar a escrever;

Faça um esboço com as ideias principais que você quer abordar em cada parágrafo. Isso ajudará a organizar seus argumentos e a manter a coesão do texto;

Você deve apresentar uma tese no primeiro parágrafo, desenvolver argumentos que a sustentem nos parágrafos seguintes e propor uma solução ou reflexão no último parágrafo;

Baseie seus argumentos em fatos, dados estatísticos, exemplos históricos. Evite generalizações e argumentos frágeis;

Garanta que o texto flua de forma lógica e que as ideias estejam conectadas;

Evite gírias, coloquialismos e informalidades. Escreva de forma clara e objetiva, respeitando as normas gramaticais;

Continua após a publicidade

Após terminar de escrever, revise seu texto em busca de erros gramaticais e ortográficos. Verifique também se todas as partes da redação estão bem desenvolvidas e se o texto está coerente;

Escreva redações regularmente sobre diferentes temas. Isso ajudará a aprimorar sua escrita e a se familiarizar com o formato exigido;

Esteja atualizado! Isso enriquecerá seus argumentos e exemplos;

Lembre-se de que este concurso vai avaliar cinco competências na redação: domínio da norma culta, compreensão da proposta, capacidade de argumentação, coesão textual e proposta de intervenção. Foque nessas competências ao escrever.

Sobre as provas do CNU

As provas ocorrerão no dia 18 de agosto em 228 cidades e serão realizadas em dois turnos. Os portões abrem às 7h30, pela manhã, e às 13h, à tarde. O fechamento acontece, respectivamente, às 8h30 e às 14h.

Continua após a publicidade

Ao todo, 2,1 milhões de candidatos se inscreveram no processo seletivo, competindo por 6.640 vagas oferecidas por 21 órgãos públicos federais.

Os resultados finais serão divulgados no dia 21 de novembro, e os aprovados serão convocados para posse em janeiro de 2025.

Errata:

o conteúdo foi alterado

  • À tarde, os portões abrem às 13h, e não às 14h, como informado na primeira versão deste texto.

Deixe seu comentário

Só para assinantes