Até 1.003 candidatos por vaga: veja concorrência no 'Enem dos Concursos'
Do UOL, em São Paulo
17/08/2024 05h30Atualizada em 17/08/2024 08h38
Ao todo, 2,1 milhões de candidatos se inscreveram no CNU (Concurso Nacional Unificado), competindo por 6.640 vagas oferecidas por 21 órgãos públicos federais. Veja abaixo, a proporção de candidatos por bloco temático na prova, que será realizada neste domingo (18).
Qual é a proporção entre vagas e candidatos no CNU?
A proporção entre candidatos e vagas varia de acordo com o bloco temático. Isso ocorre porque os blocos têm diferentes números de vagas e inscritos.
O bloco temático com o maior número de candidatos inscritos é o 8, com mais de 694 mil inscritos, resultando na maior taxa de candidatos por vaga: 1.003,7.
O bloco 7, que possui o maior número de vagas, totalizando 1.737, apresenta uma taxa de 242,9 candidatos por vaga.
Considerando todos os oito blocos, a média geral é de 318,4 candidatos por vaga. Vale ressaltar que o sistema de seleção do CPNU, em que os candidatos podem concorrer a mais de um cargo, complica a definição estatística da concorrência dentro dos blocos.
No CNU, cada candidato se inscreveu para várias vagas dentro do mesmo bloco, isso permite que ele concorra a mais vagas e tenha mais chance de entrar na administração pública e, que mais pessoas negras, com deficiência ou indígenas participem do serviço público, explica Pedro Assumpção Alves, membro do Grupo Técnico Operacional do CNU.
Ainda segundo Pedro, a concorrência por bloco permite que o candidato, que tenha tirado uma nota mais baixa que o concorrente na vaga de preferência, siga concorrendo a oportunidades no mesmo bloco temático.
Veja a tabela com a proporção candidato/vaga de cada bloco:
Sobre as provas do CNU
As provas ocorrerão no dia 18 de agosto em 228 cidades e serão realizadas em dois turnos. Os portões abrem às 7h30 pela manhã e às 13h à tarde — e fecham uma hora depois da abertura.
No período da manhã, os candidatos de nível superior responderão a 20 questões objetivas de conhecimentos gerais e a uma prova discursiva de conhecimentos específicos do bloco. Para o nível médio, a prova consistirá em 20 questões objetivas e uma redação.
À tarde, o cronograma inclui mais uma prova com 50 questões objetivas para o nível superior e 40 para o nível médio.
Os resultados finais serão divulgados no dia 21 de novembro, e os aprovados serão convocados para posse em janeiro de 2025.