O que significa ser eliminado pelo subitem 10.2.8 do edital do CNU? Entenda

Ler resumo da notícia
O resultado final do CNU (Concurso Nacional Unificado) foi liberado pelo governo federal nesta terça-feira (4). Ao consultar os aprovados, alguns candidatos apontaram que o status foi dado como "provisoriamente eliminado pelo subitem 10.2.8 do edital". Entenda, abaixo, o que significa isso.
O que significa "provisoriamente eliminado pelo subitem 10.2.8 do edital"?
O subitem 10.2.8 do edital fala sobre a classificação final, nomeação e homologação. Ele diz o seguinte:
Para entender o subitem 10.2.8, é preciso saber que o edital prevê a publicação de três listas. São elas:
- Lista de classificação geral, contendo a Nota Final Ponderada de todos os candidatos que tiveram a prova discursiva corrigida.
- Lista de aprovados dentro do número de vagas imediatas, considerando o ranqueamento das preferências do candidato no ato da inscrição.
- Lista de espera, para candidatos que não conseguiram uma vaga imediata, mas que podem ser chamados posteriormente.
Dessa forma, o subitem 10.2.8 elimina quem não aparece em nenhuma lista. Ou seja, se o candidato não for aprovado dentro do número de vagas imediatas e também não constar na lista de espera para aquele cargo/especialidade, ele será eliminado dessa opção.
No entanto, o candidato ainda tem chances — por isso, o status da eliminação é considerado provisório. Isso ocorre porque, caso algum candidato desista ou não confirme participação no curso de formação, outras vagas podem ser abertas, permitindo que candidatos anteriormente eliminados possam ser incluídos na lista de espera e, consequentemente, se classificar. "Isso gera um movimento em cadeia que pode liberar vagas em diversos cargos", explica Alexandre Retamal, diretor responsável pelo concurso público,
Confira o cronograma do CNU
- 4 de fevereiro: divulgação da lista definitiva de classificação para todos os cargos do bloco 8 e divulgação de notas finais e primeira convocação para cursos de formação.
- 4 e 5 de fevereiro: prazo para confirmação de interesse em participar de curso de formação.
- 11 de fevereiro: segunda convocação para curso de formação.
- 11 e 12 de fevereiro: Prazo para confirmação de interesse em participar de curso de formação.
- 18 de fevereiro: Terceira convocação para curso de formação.
- 18 e 19 de fevereiro: Prazo para confirmação de interesse em participar de curso de formação.
- 28 de fevereiro: Publicação da lista de candidatos convocados para matrícula nos cursos de formação.
* Com informações da Agência Brasil.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.