CNU para professor: MEC lança edital do 'Enem dos Concursos' para docentes

O Ministério da Educação (MEC) publicou hoje (17) o edital da Prova Nacional Docente (PND), exame para selecionar professores para as redes públicas de ensino.

O que aconteceu

A prova será aplicada pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) no dia 26 de outubro, em todos os Estados e Distrito Federal. As inscrições vão de 14 a 25 de julho e são feitas exclusivamente pelo sistema online da PND.

O exame pode ser usado por estados e municípios como etapa única ou complementar em concursos públicos ou processos seletivos simplificados para contratação de professores. O resultado final da prova será divulgado no dia 10 de dezembro.

O exame nacional é uma iniciativa do MEC que integra o Programa Mais Professores para o Brasil e tem como objetivo melhorar a qualidade da formação e do ingresso de professores nas redes de ensino. Ele também visa estimular a realização de concursos públicos e induzir o aumento de professores qualificados nas redes públicas de ensino.

A taxa de inscrição custa R$ 85 e deve ser paga até 31 de julho. O período para solicitar isenção da taxa de inscrição vai de 30 de junho a 4 de julho.

Quem está isento do pagamento da taxa?

  • Estudantes concluintes inscritos no Enade das Licenciaturas.
  • Cidadãos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).
  • Doadores de medula óssea.

Quem pode participar da PND?

  • Estudantes concluintes inscritos no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) das Licenciaturas.
  • Demais interessados em participar de concursos ou processos seletivos promovidos pela União, estados, Distrito Federal e municípios que adotarem o resultado da avaliação como etapa do seu próprio processo de contratação de professores.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.