Conteúdo de Marca

Este conteúdo é uma produção do UOL Content_Lab para Afya e não faz parte do conteúdo jornalístico do UOL. Publicado em setembro de 2023

Viva o melhor da medicina

Inovadora, a Afya apoia o médico em toda sua jornada para que ele faça o que realmente ama: cuidar de pessoas

oferecido por Selo Publieditorial

É um senso comum: a carreira médica é longa e desafiadora. São anos dedicados à graduação e à especialização, plantões durante a madrugada, uma rotina intensa, que envolve muita pressão, cansaço físico e, claro, emocional. A busca diária pelo diagnóstico e os tratamentos mais assertivos exige que o médico se mantenha em constante evolução, sempre estudando e atualizando seus conhecimentos. Afinal, sua decisão pode salvar uma vida.

Segundo o Conselho Federal de Medicina (CFM), o número de médicos no Brasil mais que dobrou nos últimos 20 anos, passando de cerca de 200 mil no ano 2000 para aproximadamente 546 mil ao final de 2022. São profissionais que, ao se formarem, prestaram o "Juramento de Hipócrates" e prometeram ter a saúde e o bem-estar de seus pacientes como prioridade, mas que, nem por isso, podem ou devem descuidar de si.

Os impactos na saúde e qualidade de vida

A pesquisa "Saúde Mental do Médico 2022", realizada pelo Research Center, núcleo de pesquisa da Afya, maior hub de educação e soluções digitais médicas do Brasil, revelou que 79,6% dos médicos brasileiros sofreram com sintomas de transtorno de ansiedade durante a vida, enquanto 69,4% deles já apresentaram sinais de depressão.

Em relação à qualidade de vida, o estudo revelou que 75,9% dos profissionais trabalham por até 60 horas semanais e somente 35% dos entrevistados conseguem manter regularmente um sono reparador. Ainda de acordo com a pesquisa, apenas 33,3% dos participantes contam com momentos de lazer e 70,7% não praticam regularmente uma atividade física.

Os dados apurados sinalizam a importância de apoiar o dia a dia dos médicos, tanto no trabalho, nas clínicas, consultórios e hospitais, como na gestão de rotina e desafios financeiros, contribuindo tanto para a evolução da carreira como para uma vida mais prazerosa e saudável.

Diante desse cenário, a Afya vem se mostrando uma importante aliada ao apoiar esses profissionais em cada fase de sua jornada acadêmica e profissional.

"Colocamos o médico no centro das nossas decisões e procuramos entender profundamente a sua trajetória, mapeando suas dores, dificuldades e motivações. Entendemos que eles amam cuidar de pessoas, sem dúvida. Porém, a busca pelo equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, as pressões envolvidas na prática do dia a dia e a necessidade de se manterem sempre atualizados estão entre seus principais desafios. Queremos mostrar para esses profissionais que eles não estão sozinhos", assegura Stella Brant, vice-presidente de Marketing e Sustentabilidade da Afya.

Temos a solução para cada uma das dificuldades enfrentadas, para tornar a jornada médica ainda mais potente e prazerosa, permitindo que o profissional se dedique àquilo que realmente ama: cuidar de seus pacientes.

Stella Brant, VP de Marketing e Sustentabilidade da Afya

Excelência e dinamismo no ensino

Única empresa de ensino na América Latina a interagir com o médico em todas as fases da sua jornada, a Afya conta, na graduação, com um currículo totalmente atrelado às diretrizes curriculares nacionais, baseado em metodologias ativas de aprendizado, que colocam o aluno no centro do saber. "Para isso, lançamos mão de todos os aparatos disponíveis, seja a qualidade do ensino e dos nossos docentes, seja o apoio de recursos tecnológicos", conta Dr. Leonardo Cabral Cavalcante, pediatra e Diretor Executivo de Medicina na Afya.

Outro diferencial da graduação Afya é o foco na prática médica. "O curso de medicina tem seis anos de duração e, nos últimos dois, denominados de internato, os alunos dedicam 80% do seu tempo à prática. Eles frequentam mais de 50 campos de prática da medicina, entre hospitais, unidades de saúde, enfermarias e serviços de urgência", explica Cavalcante.

Pioneirismo em simulação médica

O ensino aliado à prática médica se fortalece ainda mais com a criação dos Centros de Simulação em Saúde (CSS). "Nesses espaços, permitimos que o aluno de Medicina aprenda, na prática, em ambiente seguro e controlado, o exercício da profissão, treinando habilidades que o médico generalista precisa desenvolver. Equipados com robôs de alta fidelidade, os centros permitem simular quaisquer cenários, desde uma sutura, passagem de sonda gástrica ou intubação até uma ressuscitação cardiopulmonar ou um parto", diz Dr. Leonardo Cabral Cavalcante. Este recurso vai oferecer ainda mais segurança ao aluno para quando estiver realizando um atendimento real, e, consequentemente, mais segurança ao paciente, também.

Com o CSS o aluno conta com um ambiente seguro e controlado, no qual pode treinar, errar e repetir os procedimentos quantas vezes precisar, sempre com a orientação do de um profissional experiente, até realizar o processo da maneira correta.

Dr. Leonardo Cabral Cavalcante, pediatra e Diretor Executivo de Medicina na Afya

Os CSS permitem que os formandos das instituições saiam da graduação preparados para atuar na atenção primária, urgência e emergência, assumindo seus primeiros plantões com mais confiança e experiência. "A Afya Faculdade de Ciências Médicas de Palmas, no Tocantins, foi a primeira e única instituição de ensino no Brasil, dedicada à graduação em saúde, a receber o Selo de Acreditação da Sociedade de Simulação em Saúde (SSH, na sigla em inglês). Essa certificação, conferida ao seu Centro de Simulação em Saúde da faculdade, coloca as práticas pedagógicas em simulação adotadas pelas Instituições de Ensino Superior da Afya no mesmo patamar que as verificadas nas melhores instituições internacionais, como a Universidade de Stanford, Harvard e a Universidade da Califórnia", destaca Cavalcante.

Soluções digitais para todas as necessidades

Para Dr. Ricardo Moraes, cardiologista e Diretor Médico de Soluções Digitais B2B na Afya, a atuação do médico é guiada pelo conhecimento, que pode e deve ser potencializado pela tecnologia. "Temos observado uma mudança na relação do médico e paciente. Graças à internet, hoje as pessoas conseguem acessar rapidamente toda e qualquer informação. Com isso o paciente chega mais preparado e empoderado à consulta e o profissional precisa se manter atualizado praticamente em tempo real. Esse é um desafio enfrentado por médicos nos mais diversos contextos, desde aquele que atende no posto de saúde até o que tem consultório particular", explica Moraes.

Como se manter atualizado em um mundo no qual o conteúdo de medicina dobra a cada 73 dias¹? Essa cobrança provoca uma ansiedade muito grande e a necessidade de aprendizagem constante

Dr. Ricardo Moraes, Diretor Médico de Soluções Digitais B2B na Afya

Diante da enorme quantidade de estudos e artigos científicos publicados a cada dia, a empresa conta com a Afya Papers, uma solução que entrega conteúdos voltados a cada especialidade, como cardiologia, endocrinologia, pediatria, ginecologia e dermatologia, sempre de uma forma inteligível e multicanal. "São conteúdos feitos por médicos e para médicos, com atualizações constantes, pautadas em congressos internacionais. Os materiais podem ser acessados de maneira instantânea e na forma que o profissional quiser. Ele pode ouvir um podcast, enquanto se desloca de um hospital para outro ou assistir a um videocast, quando tem um intervalo entre consultas, de forma mais dinâmica, palatável, sob demanda. Recentemente, tivemos o Congresso Internacional de Cardiologia, por exemplo, e os insights do evento foram replicados nos nossos diversos canais como Facebook, Instagram, Youtube e portal", diz o cardiologista.

Com um portfólio de soluções digitais robusto, a Afya atende aos mais diferentes perfis de profissionais. "O médico recém-formado tem necessidades diferentes daquele que já exerce a carreira há anos, tem consultório particular e talvez necessite de uma gestão de consultório ou de uma atualização das novas diretrizes e práticas, por exemplo, ao invés de um suporte à decisão clínica, porque ele já tem mais experiência", explica Dr. Ricardo Moraes.

As tecnologias oferecidas pela companhia facilitam o dia a dia do médico em qualquer fase de sua carreira: graduação, residência médica, especialização e prática diária da medicina. Conheça algumas delas:

  • Afya Whitebook

    Feito por médicos e para médicos, o aplicativo reúne ferramentas para suporte à tomada de decisão clínica (diagnósticos e tratamentos), reunindo em um único lugar informações confiáveis, conteúdos atualizados e resumidos sobre doenças, além de informações sobre medicamentos (classe, apresentação e posologia).

  • Afya iClinic

    Com mais de 32 mil usuários cadastrados, o software automatiza processos e simplifica a gestão do seu consultório, com ferramentas como agendamento online, prontuário e prescrição eletrônicos, telemedicina, gestão financeira, controle de estoque e marketing médico, além de melhorar a experiência do paciente.

  • Afya Papers

    Focada em educação médica especializada e constante, a solução oferece cursos preparatórios para prova de título, desenvolvimento de softskills e acesso à comunidade médica. É voltada para especialidades como cardiologia, dermatologia e pediatria, entre outras, com uma didática descomplicada por meio de conteúdos online, podcasts e vídeos nas redes sociais.

  • Glic

    Solução que auxilia a rotina de cuidados com o diabetes por meio de diversas funcionalidades, como consulta e registro de carboidratos, cálculo de dose de insulina, lembretes de medicamentos e registro de glicemia. Os pacientes inserem no aplicativo as informações sobre os alimentos ingeridos e, desta forma, fazem o manejo do diabetes diariamente, recebendo um relatório que pode ser compartilhado com seu médico para acompanhamento e melhorias no tratamento.

"Oferecemos soluções para que o profissional da Medicina, desde o início da sua graduação, possa se dedicar ao que realmente gosta, que é cuidar do outro. Nossa proposta é ajudar o médico a viver o melhor da medicina", ressalta Stella Brant.

O portfólio completo de soluções digitais Afya pode ser conferido aqui.

Um novo momento da marca para estar ainda mais próximo do médico

Consolidando uma estratégia inédita e reunindo em uma única empresa soluções médicas assertivas, a Afya deu um passo à frente em sua história com o lançamento da primeira grande campanha de marca, que conta com nova arquitetura e proposta de valor. Integrando produtos e serviços, a Afya passa a ser cada vez mais referência em Medicina e passa a atuar com um ciclo contínuo sendo a principal aliada do médico na sua rotina diária - para que estudantes e médicos - vivam o melhor da formação e da profissão.

A novidade chega para reforçar o compromisso da Afya com o médico em todas as fases de sua carreira: desde a graduação, suas sucessivas especializações, até a rotina diária, por meio da oferta de ferramentas digitais que agregam produtividade, assertividade e atualização de novos protocolos e tratamentos. Dessa forma, consegue gerar valor e age para facilitar pontos de pressão nas etapas da vida destes profissionais, pensando inclusive em saúde mental, já que a medicina é uma área com muitos desafios.

"A nova campanha reitera o propósito de transformar a saúde com quem tem a medicina como vocação, buscando reforçar a nossa atuação permanente como aliada do médico em todas as etapas da jornada acadêmica e profissional, oferecendo uma ampla gama de serviços e soluções que potencializam formação, atualização, assertividade e produtividade", explica Stella Brant, VP de Marketing e Sustentabilidade da Afya.

Para saber mais sobre as soluções inovadoras da Afya, acesse: www.afya.com.br

Topo