Para o tipo de produto que a Cá D'oro vende, os Estados Unidos são atraentes devido ao alto poder aquisitivo da população e um mercado de luxo robusto. As peças em vidro artístico são produzidas artesanalmente a partir das técnicas e segredos da família Seguso, oriunda da ilha de Murano, em Veneza, na Itália, com mais de 700 anos de tradição na produção vidreira. "É um nicho de mercado restrito e um produto pouco escalável", explica Guilherme.
Para cuidar da documentação necessária, tributação e outros requisitos básicos de exportação a partir do Brasil, Guilherme contratou uma das empresas especialistas, prestadoras de serviços, homologadas pela Amazon. "Os Estados Unidos têm um imposto inicial de entrada bem menor que o Brasil, o que dá uma vantagem grande. Lá o imposto para o nosso tipo de produto está na faixa de 7%, enquanto no Brasil passa dos 20%", conta. "Além disso, o ICMS, Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços, que aqui pagamos 18%, o Brasil não cobra para exportar", diz Guilherme.
Ele seguiu o passo a passo de melhores práticas para vender na Amazon EUA, e logo nos primeiros meses se surpreendeu com os resultados. Um cristal em forma de coração vendeu muito bem em poucos dias. Era fevereiro, mês do Valentine 's Day, o Dia dos Namorados no Hemisfério Norte. "Percebemos que tinha potencial e estamos nos preparando para as próximas datas", conta. Entrando em um novo país, além de alcançar milhões de clientes adicionais, as empresas têm a oportunidade de diversificar seu fluxo de receita, aproveitando diferentes temporadas de pico ao longo do ano.
Outros exemplos de datas festivas americanas são o Halloween, no final de outubro, e Thanksgiving, no final de novembro. A Cá D'oro tem uma pessoa dedicada para cuidar das vendas a partir da Amazon, e Guilherme também participa da operação. Ele conta que preencheu com calma as 4 etapas para começar a vender internacionalmente pela Amazon e levou cerca de um mês para inaugurar a loja online nos Estados Unidos.
Com o aumento das vendas, a Cá D'oro se tornou elegível ao FBA - Logística da Amazon, no qual a Amazon faz o armazenamento, empacotamento, envio e atendimento ao cliente. Clientes assinantes do serviço Amazon Prime nos Estados Unidos aproveitam o frete rápido e gratuito. "Enviando direto de Minas Gerais para o cliente nos Estados Unidos conseguimos garantir a entrega em cerca de 10 dias. Mas com nosso estoque no FBA o cliente pode receber o produto em 2 ou 3 dias", lembra Guilherme.
A marca de vidros artesanais enviou primeiramente para o estoque do FBA - Logística da Amazon 120 vasos, tigelas e centros de mesa. Depois cadastrou novas 30 peças na loja online da marca, e então enviou mais 100 produtos para o estoque americano. Hoje com um portfólio de 2 mil produtos no Brasil, a marca oferece 150 produtos diferentes na loja americana. "Estamos ainda em fase de experimentação para entender o que os clientes dos EUA mais gostam, o que tem diferencial competitivo, o que tem um bom preço e uma margem de lucro mais interessante", explica Guilherme.