Conteúdo de Marca

Este conteúdo é uma produção do UOL Content_Lab para Banco BV e não faz parte do conteúdo jornalístico do UOL. Publicado em Junho de 2023

Energia solar cabe no bolso

É possível financiar até 100% da instalação e com uma parcela de financiamento similar ao que você paga

oferecido por Selo Publieditorial

Foi o tempo em que ter energia solar em casa era algo destinado apenas a quem tinha uma renda familiar mais alta, uma conta de luz mais cara, uma casa ou família maiores... De fato, há alguns anos, as placas de energia só eram viáveis para um público específico, sobretudo mais rico, já que os valores da instalação ainda eram altos demais quando comparados com as reduções na conta no curto ou médio prazo. Passado. Hoje, o contexto é diferente: o barateamento dos equipamentos, a maior concorrência entre os prestadores de serviço e a possibilidade de financiar todo o custo tornam o projeto de ter energia limpa e mais barata em casa muito mais acessível.

O banco BV, líder em financiamento solar no Brasil, oferece a possibilidade de você financiar até 100% do valor do projeto e da instalação das placas de energia solar por meio da plataforma do Meu Financiamento Solar e substituir o valor da conta de luz pela parcela do financiamento. Ah, e não, você não precisa ter uma conta de luz pesada, uma renda alta ou uma casa gigante para justificar esse projeto.

Energia solar antigamente era só para as pessoas ricas, porque o equipamento era mais caro. Hoje, com o avanço da tecnologia e redução nos custos de equipamentos fotovoltaicos, muito mais gente pode ter acesso a este tipo de energia"

Carolina Reis, Diretora Comercial do Meu Financiamento Solar

A energia solar diminui a sua conta de luz em até 90%

Ao longo dos últimos anos, a conta de luz passou a pesar mais nos orçamentos das famílias por causa do custo mais caro da energia. Soma-se a isso o valor adicional cobrado em períodos de estiagem, as chamadas bandeiras tarifárias, que tornam essa despesa cada vez maior. Nesse contexto, gerar a própria energia em casa, ter previsibilidade no orçamento e diminuir o custo da conta passou a ser ainda mais relevante.

"Antigamente, o custo da energia não era tão representativo como agora. O quilowatt que custava R$0,64, hoje já custa R$1,00 em algumas regiões. Pesa no orçamento. Uma família não pode ficar sem energia e precisa pensar em alternativas para um quilowatt cada vez mais caro e uma conta que vai ter para a vida inteira", destaca Reis.

As placas solares são hoje uma solução eficaz e acessível para mudar a maneira como a energia é gerada nas casas, empresas e condomínios. As vantagens vão desde o benefício financeiro na conta, passando pela preservação do meio ambiente e a valorização do imóvel:

  • Redução de até 90 % na conta de luz. Após o período de pagamento da instalação, cuja parcela pode substituir o valor do boleto da concessionária de energia, a economia é gigante no orçamento de uma casa;
  • A energia solar ajuda a preservar o meio ambiente. Ao contrário de outras fontes de energia que geram um impacto ambiental grande, como as de fonte térmica, petróleo ou nuclear, a solar aproveita o telhado das casas para captar a luz do sol e não necessita ser transportada já que na maioria dos casos é utilizada na própria residência que a gerou;
  • A geração de energia é feita mesmo em dias nublados, já que os painéis captam os raios solares que passam através das nuvens;
  • O imóvel que gera energia solar fica mais valorizado em relação a outro semelhante que não tem as placas instaladas;
  • Custo baixo de manutenção: a recomendação é apenas limpar os painéis a cada 6 meses, a chuva ajuda neste trabalho.

Num momento em que falamos tanto de descarbonização e preservação do meio ambiente, uma vantagem das placas fotovoltaicas é o potencial de geração de energia limpa no Brasil. E com um benefício extra em relação às demais fontes renováveis: a geração, na maioria dos casos, é junto ao consumo, cada um gerando o que vai consumir, de forma descentralizada, ampliando a escala de crescimento e com menor impacto ambiental para transmissão"

Mariana Granata, Superintendente de Energia Solar no BV

É possível trocar o valor da conta de luz pelo pagamento da instalação das placas solares

Com o barateamento dos equipamentos e aumento de instaladores atuando com relacionados à energia solar, o investimento necessário para contar com as placas no telhado de casa caiu significativamente nos últimos anos, a ponto de ser possível hoje financiar todo o valor permitindo um retorno mais rápido sobre o investimento. E com a alternativa de financiamento para 100% do projeto, é possível ter uma despesa equivalente e substituir ao gasto habitual com conta de luz pela parcela do financiamento durante o período do financiamento e depois, para um mesmo consumo, pagar apenas o mínimo (custo de disponibilidade), durante a duração das placas.

É simples: depois que as placas foram instaladas e começam a gerar energia solar para sua casa, a conta de luz terá uma redução de até 90%. Essa redução é aproximadamente o que você pagará de parcela do financiamento da instalação. Na prática, você continua com uma despesa mensal semelhante, porém, sabendo que após o pagamento do financiamento terá uma diminuição drástica na conta de luz.

O financiamento transforma esse investimento em energia solar em uma decisão acessível para muito mais gente. Com a instalação, você vai ter um benefício de no mínimo 25 anos - que é o tempo padrão médio de garantia de eficiências das placas solares -, e depois que você pagar seu financiamento, mantendo o padrão de consumo, você vai pagar apenas o valor mínimo da sua conta de luz"

Mariana Granata

Topo