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Este conteúdo é uma produção do UOL Content_Lab para Caixa e não faz parte do conteúdo jornalístico do UOL. Publicado em Outubro de 2024

Prevenção contra golpes

Cada vez mais comuns e sofisticados, golpes bancários exigem atenção

oferecido por Selo Publieditorial

Vamos ser sinceros: todo mundo conhece alguém que já caiu em um golpe - isso quando você mesmo não foi a vítima. O golpista chega por diferentes caminhos: ligação, mensagem SMS, e-mail, WhatsApp e até pessoalmente, cada hora com um novo método para tirar nosso sossego e, pior ainda, o dinheiro da nossa conta.

Por isso a CAIXA faz questão de alertar a todo mundo: esteja sempre atento, pois os golpes estão cada vez mais comuns e sofisticados.

Se você é cliente CAIXA e está em dúvida sobre um possível golpe, a melhor opção é falar diretamente com o banco, ligando para 4004 0 104. Também é possível tirar dúvidas na página criada para este tema: caixa.gov.br/seguranca.

Qualquer um pode ser vítima

No universo virtual, os golpes viraram uma epidemia, principalmente com a criação de páginas fake ou mensagens falsas que parecem verdadeiras. É assim que surge o "Phishing" (pescaria, em inglês), em que o criminoso "pesca" usuários descuidados para roubar informações como CPF, dados bancários e senhas. A isca costuma ser o conteúdo de uma mensagem ou ligação, que normalmente é tentadora demais para ser recusada ou ameaçadora demais para ser ignorada.

Até quem está familiarizado com a vida online precisa ter cautela ao utilizar serviços bancários ou compartilhar informações pessoais, pois qualquer clique em links não confiáveis pode abrir a porta para os golpistas, que aproveitam a mínima brecha no cuidado da vítima para agir.

Medidas preventivas, como a atualização regular de senhas, a verificação de atividades suspeitas e a adoção de práticas seguras também são essenciais.

É preciso ter em mente que o banco pode oferecer variados recursos de segurança, mas a participação do cliente é imprescindível para que o escudo contra os golpes seja sempre efetivo.

DICAS IMPORTANTES DE SEGURANÇA

  • Ter uma senha forte, difícil de ser descoberta e, ao mesmo tempo, fácil de ser lembrada por você. Para criar a senha, use:

- Números aleatórios;

- Muitos e diferentes tipos de caracteres.

  • Não tire foto da senha ou de seus dados bancários e não armazene essas informações, nem mesmo em e-mails ou aplicativos de mensagem.
  • Nunca forneça a sua senha para outra pessoa, nem mesmo para atendentes CAIXA.
  • Em nenhuma hipótese um colaborador CAIXA vai pedir que você diga ou compartilhe sua senha, seja no atendimento presencial ou à distância, por telefone, e-mail ou WhatsApp.
  • A CAIXA dispõe de site e agências que podem confirmar se uma empresa está credenciada para falar em seu nome. Acesse o site e confirme.
  • Se for necessário utilizar a senha de transação, ela será sempre digitada pelo próprio cliente no aparelho telefônico, nos aplicativos da CAIXA ou no atendimento presencial.
  • Nenhum funcionário da CAIXA ou supostamente terceirizado recolhe cartões de débito, crédito ou benefícios sociais na casa dos clientes. A CAIXA também não solicita senhas.
  • Sempre atualize seu antivírus e navegadores de internet.
  • Ao acessar o Internet Banking CAIXA, verifique se o endereço começa com "https". Isso significa que está protegido com um certificado de segurança.
  • Ative a autenticação de duas etapas em todos os aplicativos e redes sociais que ofereçam esta opção.
  • Nunca clique em links ou acesse anexos de e-mails de remetentes desconhecidos ou suspeitos.
  • Não preencha dados pessoais e bancários antes de ter certeza de que o site ou a loja on-line é confiável. Os golpistas desenvolvem sites e aplicativos muito parecidos com os originais, fique de olho!
  • Ao utilizar seu cartão para compras, acompanhe a passagem na máquina e confira o valor antes de digitar a senha ou, caso esteja no exterior, antes de assinar o comprovante de compra. E se a maquininha estiver com o visor quebrado, não passe o seu cartão.
  • Para compras on-line, prefira usar o cartão virtual. Ele pode ser gerado nos aplicativos CAIXA e Cartões CAIXA.
  • Ao final de qualquer compra on-line, apague do histórico do site e do navegador os seus dados pessoais, números de cartão de crédito ou débito. Evite salvar para compras futuras.

ATENÇÃO PARA SINAIS DE GOLPE

  • E-mail com cobrança em que o endereço eletrônico do remetente é longo ou contém números e palavras suspeitas;
  • Ligação solicitando senhas;
  • Ligações em que alguém envia um link (que não foi solicitado por você) ou informa um código enviado por mensagem sem que haja algum atendimento prévio, pelos canais oficiais da CAIXA;
  • Ofertas e empréstimos com condições muito vantajosas;
  • Quando, por telefone, alguém se identificar como empregado CAIXA, solicitando sua senha ou desbloqueio de um dispositivo para acesso à internet.

Alguma dúvida sobre segurança? Ligue 4004 0 104 ou acesse o site.

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