Cuidado em meio as incertezas
Neste momento, umas das nossas principais preocupações tem sido o bem-estar do outro e, principalmente, o da própria família: afinal, como evitar qualquer aperto, mesmo em um cenário de tantas incertezas?
A resposta mais óbvia, seria recorrer a reservas emergenciais. No entanto, poucos conhecem a variada gama de coberturas que os seguros de vida podem oferecer, indo além da proteção financeira para dependentes do segurado. "Podemos categorizar o planejamento financeiro em três pilares: os investimentos de longo prazo, como comprar uma casa de veraneio ou ter uma previdência privada que garanta mais tranquilidade na aposentadoria; os investimentos de médio e curto prazo para objetivos pessoais e emergências e, em terceiro lugar, a proteção financeira do seguro de vida", diz Wagner Torres, superintendente de seguro de pessoas na MAPFRE Seguros.
"Seguro de pessoas" é um guarda-chuva amplo de possibilidades das quais Wagner resume no conceito de auxiliar o indivíduo em diversas hipóteses de contratempos, passando por coberturas de doenças graves, perda de renda ou até casos de acidente que o impossibilite de continuar trabalhando na função que exercia para gerar renda.
"Mesmo quem é solteiro, jovem e tem uma vida saudável pode acabar envolvido em um acidente. Por exemplo, a maioria dos indenizados pelo Seguro DPVAT são jovens motociclistas", afirma Mauricio Viot, professor da Escola de Negócios e Seguros, do Rio de Janeiro. Dos 191 mil motoristas indenizados em 2018, sendo 103 mil entre 18 e 34 anos, 62% conduziam motos, de acordo com um levantamento de dados do Seguro DPVAT.
Imagine que por conta de um acidente de trânsito, seja necessário reformar a casa toda para adaptá-la à mobilidade de uma cadeira de rodas ou instalar corrimãos e piso antiderrapante para poder se locomover com segurança, sozinho. Estes custos - que são altos - ou a renda necessária para garantir o tempo de recuperação longe do trabalho podem vir da cobertura contratada e paga pela seguradora, em caso de sinistro.
"O seguro para jovens tem valores irrisórios e vai amenizar gastos altos em momentos delicados como acidentes, morte ou a descoberta de doenças graves - há uma lista com mais de 200 enfermidades", diz Voit.
Inclusive, há uma cobertura específica para mulheres, que abrange câncer de mama, útero ou ovário, e a indenização é paga assim que confirmado o diagnóstico da doença. "Em uma situação tão sensível, não precisar se preocupar com a renda e saber que esse dinheiro pode permitir um bom tratamento e acesso a melhores medicamentos pode ser um alívio para quem vive um drama como esse", complementa Wagner Torres, da MAPFRE Seguros