O seguro garantia representa em torno de R$ 5 bilhões do mercado segurador atualmente e a estimativa é de crescer 20% ao ano, destacou Adailton. "Nós estamos investindo bastante no seguro-garantia, em time, tecnologia e processo, para que o corretor possa atender com mais agilidade os nossos clientes", disse.
As oportunidades de crescimento estão sobretudo para o seguro garantia relacionado ao desempenho dos compromissos acordados em contratos, que representam 20% deste mercado, enquanto a modalidade de seguro-garantia judicial representa 80%. E comentaram situações em que este produto pode fazer muita diferença nos negócios:
"Quando se tem um descasamento de oferta e demanda, se pode ter um aumento no custo da matéria-prima, como é o exemplo do aço, e aí se acaba tendo um desequilíbrio no contrato. O próprio evento da pandemia foi um fator muito importante nas empresas, de uma maneira geral, e a gente viu muitos contratos serem reequilibrados. Caso as partes não cheguem num consenso, o seguro garantia pode ajudar e dar segurança para fazer negócios", explicou Rodrigo.