Conteúdo de Marca

Este conteúdo é uma produção do UOL Content_Lab para Sompo e não faz parte do conteúdo jornalístico do UOL. Publicado em julho de 2024

Eficiência e tranquilidade

Especialistas explicam por que e quando contratar o seguro garantia

oferecido por Selo Publieditorial Reprodução

Com objetivo de apresentar ferramentas para impulsionar o crescimento das empresas em tempos econômicos desafiadores, SompoCast estreia sua segunda temporada.

Já no primeiro episódio, a apresentadora Gloria Vanique desvenda os diferenciais do seguro garantia com Adailton Dias, diretor executivo de subscrição e resseguros; e Rodrigo Abdalla Brandão, gerente técnico de seguro garantia, ambos da Sompo.

Assista ao episódio:

"O seguro garantia tradicional está ligado à performance. Por exemplo, quando se vai fazer uma construção, se contrata uma empreiteira, se a obra não for entregue dentro do prazo estabelecido, aciona-se o seguro garantia para que a obra seja realmente concluída", explicou Adailton.

Grandes projetos podem contar com muitos seguros garantia, conforme a quantidade de fornecedores. "É muito comum que alguns clientes nos procurem antes de assinar um contrato, pedindo a emissão de uma declaração de que aquela empresa é boa do ponto de vista técnico, financeiro e se tem uma solução de seguro garantia", explicou Rodrigo, ressaltando que essa prática ocorre sobretudo em empresas com maturidade avançada na gestão de riscos, que tomam maior cuidado na escolha de suas contratações.

Acompanhe a 2ª Temporada do SompoCast em todas as plataformas

Fluxo de caixa preservado

O seguro garantia judicial está relacionado a processos judiciais. Quando as empresas estão se defendendo em alguma ação precisam apresentar uma garantia de que vão efetuar o pagamento conforme o desfecho do julgamento. "Pode ter um caução em dinheiro, um imóvel, uma fiança bancária, e o seguro garantia substitui esses, de uma maneira muito mais acessível. É um mercado que tem crescido bastante e a Sompo tem investido forte", detalhou o gerente.

Vanique enfatizou que muitos processos levam anos para transcorrer na Justiça, às vezes mais de uma década. "Imagina ficar com aquele valor preso no banco, sem poder mexer durante um período tão longo", comentou Gloria. Esse é um exemplo que mostra as vantagens de contratar o seguro garantia e assim proteger o fluxo de caixa da empresa, além de economizar dinheiro.

Mercado

O seguro garantia representa em torno de R$ 5 bilhões do mercado segurador atualmente e a estimativa é de crescer 20% ao ano, destacou Adailton. "Nós estamos investindo bastante no seguro-garantia, em time, tecnologia e processo, para que o corretor possa atender com mais agilidade os nossos clientes", disse.

As oportunidades de crescimento estão sobretudo para o seguro garantia relacionado ao desempenho dos compromissos acordados em contratos, que representam 20% deste mercado, enquanto a modalidade de seguro-garantia judicial representa 80%. E comentaram situações em que este produto pode fazer muita diferença nos negócios:

"Quando se tem um descasamento de oferta e demanda, se pode ter um aumento no custo da matéria-prima, como é o exemplo do aço, e aí se acaba tendo um desequilíbrio no contrato. O próprio evento da pandemia foi um fator muito importante nas empresas, de uma maneira geral, e a gente viu muitos contratos serem reequilibrados. Caso as partes não cheguem num consenso, o seguro garantia pode ajudar e dar segurança para fazer negócios", explicou Rodrigo.

Topo