H

Hedge

A palavra "hedge" pode ser entendida como "proteção". Hedge é uma operação que tem por finalidade proteger o valor de um ativo contra uma possível redução de seu valor numa data futura ou, ainda, assegurar o preço de uma dívida a ser paga no futuro. Esse ativo poderá ser o dólar, uma commodity, um título do governo ou uma ação. Os mercados futuros e de opções possibilitam uma série de operações de hedge. Por exemplo, através de mercado futuro de dólar (negociado na BM&FBovespa), uma entidade que possui dívidas em dólar pode reduzir o risco de uma perda provocada por uma elevação da cotação da moeda norte-americana, desde que compre contratos futuros de dólar em valor equivalente à sua dívida. Proteções semelhantes podem ser feitas para reduzir riscos de outros mercados, com taxas de juros, Bolsas de Valores, contratos agrícolas e outros, dependendo das necessidades da instituição que está à procura do hedge.

Hedger

Investidor de ações que utiliza operações defensivas (hedging), evitando riscos de grandes oscilações.

Hedging

Operação de câmbio, a prazo, realizada com o objetivo de proteger-se contra as alterações do preço de uma mercadoria, devido às variações eventuais na cotação de uma moeda. Transação realizada com o fim de eliminar ou reduzir o risco em outra transação. O ato de vender contra compras prévias ou comprar contra vendas previamente feitas, a fim de eliminar tanto quanto possível prejuízos devidos a alteração de preços dos produtos envolvidos na operação.

Hiperinflação

É o aumento insistente de preços da economia. é tido também como um descontrole geral de preços. Segundo alguns conceitos, a hiperinflação se caracteriza quando a taxa mensal de inflação atinge 50%.

Holding (Empresa)

Aquela que possui, como atividade principal, participação acionária em uma ou mais empresas.

Hot Money

Dinheiro quente, dinheiro errante. Capital empregado a curto prazo. É o empréstimo efetuado a curtíssimo prazo, normalmente um dia, visando suprir necessidades imediatas de caixa. No contrato de hot são estabelecidas as regras e as taxas a serem cobradas pelo empréstimo. Tem-se como garantia uma nota promissória previamente assinada. Por se tratar de uma operação de curto prazo, há a possibilidade de mudança de posição no caso de queda brusca nas taxas de juros.

Anterior Próxima

UOL Cursos Online

Todos os cursos