M

Made in

Feito em. Expressão usada juntamente com o nome do país onde a mercadoria é produzida.

Margem

Montante, fixado pelas bolsas de valores, a ser depositado em dinheiro, títulos ou valores mobiliários, pelo cliente que efetua uma compra ou uma venda a termo ou a futuro, ou um lançamento a descoberto de opções.

Margin

Diz-se da margem de lucro numa operação; lucro bruto.

Mark on

Margem de lucro, taxa de lucro em relação ao custo, ou à venda.

Market maker

Corretora ou operador especialista em um determinado título. É responsável pela cotação permanente do título, pois tem a obrigação de formular preço de compra e de venda, de forma a manter a liquidez do título, de acordo com as regras estabelecidas pela bolsa onde estiver operando.

Market share

Parcelo de mercado detida por uma empresa ou produto. Participação de mercado.

Marketing

Desenvolvimento das atividades comerciais, desde a produção até o consumo final.

Mega bolsa

Sistema de negociação da BOVESPA, que engloba o pregão viva voz e os terminais remotos. Visa ampliar a capacidade de registro de ofertas e realização de negócios.

Meios de pagamento

Volume de oferta de moeda em circulação na economia (excluídos os montantes mantidos em caixa pelas autoridades monetárias e pelos bancos comerciais), mais a moeda escritural (depósitos à vista do público nos bancos).

Mercado a futuro

O mercado de futuros tem sua origem ligada ao mercado de produtos agrícolas. Hoje em dia, são transacionadas não só mercadorias como também moedas, metais, juros e índices de ações. Em São Paulo, a Bolsa especializada nestes tipos de operações é a Bolsa de Mercadorias e Futuros (BM&F), que já é considerada a sexta maior do mundo. Nesse mercado, duas partes de uma mesma operação assumem compromissos de compra e/ou venda para liquidação (física e/ou financeira) dessa operação em uma data futura. Âmbito dos compromissos de compra e venda, a preços determinados, de lotes pré -fixados e para uma data futura fixada pelas bolsas.

Mercado a termo

Mercado onde se processam as operações para liquidação diferida, em geral após trinta, sessenta ou noventa dias da data da realização do negócio.

Mercado a vista

Mercado onde a liquidação física (entrega dos títulos pelo vendedor) se processa no 2° dia útil após a realização do negócio em pregão e a liquidação financeira (pagamento dos títulos pelo comprador) se dá no 3° dia útil posterior à negociação, somente mediante a efetiva liquidação física.

Mercado Comum Europeu

Entidade supranacional que congrega doze países da Europa Ocidental (Alemanha, França, Itália, Holanda, Bélgica e Luxemburgo em 1957, Irlanda, Inglaterra e Dinamarca em 1973, Grécia em 1981 e Portugal e Espanha em 1986). Os países membros estabeleceram um sistema que tende a fundir seus mercados nacionais em um único mercado, instituindo facilidades para circulação entre eles de mercadorias e serviços, capitais e mão de obra.

Mercado de ações

Segmento do mercado de capitais, que compreende a colocação primária em mercado de ações novas emitidas pelas empresas e a negociação secundária (em bolsa de valores e no mercado de balcão) das ações já colocadas em circulação.

Mercado de Ações Teleassistidas (META)

Mercado de Ações Teleassistidas ? segmento de negociação eletrônica da BOVESPA, apoiado no estabelecimento de preço base de negociação uma vez ao dia (fixing), e na atuação do Promotor de Negócios, que é uma pessoa jurídica, indicada pela empresa. O Promotor de Negócios assume o compromisso de registrar diariamente ofertas firmes de compra e de venda para o papel na qual se registrou, de acordo com as normas regulamentares determinadas pelo BOVESPA.

Mercado de balcão

Mercado de títulos sem lugar físico determinado para as transações, as quais são realizadas por telefone entre instituições financeiras. São negociadas ações de empresas não registradas em bolsas de valores e outras espécies de títulos.

Mercado de balcão organizado

Sistema organizado de negociação de títulos e valores mobiliários de renda variável pela comissão de Valores Mobiliários ? CVM.

Mercado de capitais

Toda a rede de bolsas de valores e instituições financeiras (bancos, companhias de investimento e de seguro) que opera com compra e venda de papéis (ações, títulos de dívida em geral).

Mercado de chamada

Também conhecido como mercado de ?Call?. Sistema de mercado onde é determinado um período de tempo para que seja negociada uma determinada ação.

Mercado de Derivativos

Derivativos são contratos de compra e venda de ativos , com vencimentos em datas futuras e cujos valores derivam do preço e das características desses mesmos ativos no mercado à vista. Por exemplo, o valor de um contrato futuro de uma ação (derivativo) depende do valor dessa mesma ação negociada no mercado à vista (ativo-base). Nesse mercado, as liquidações física (entrega do ativo) e financeira (pagamento do preço estipulado no contrato) ocorrem em data futura, de acordo com o previsto no contrato. Através deste instrumento, busca-se, primordialmente, posições de "hedge", ou seja, proporcionar proteção a uma determinada carteira de investimento. Os derivativos também são utilizados por investidores que buscam ganhos acima dos praticados pelo mercado a vista. Os derivativos são negociados nos pregões da BM&F e, também, da Bolsa de Valores. A seguir, descrevemos exemplos de derivativos e seu ativo base correspondente. Ativos base: Recibo de Telebrás ? Derivativo: Opção de Telebrás; Ativo base: Taxa de Juros à vista ? Derivativo: Taxa de Juros Futura; Ativo base: Taxa de Câmbio à vista - Derivativo: Taxa de Câmbio Futura; Ativo base: Índice Bovespa ? Derivativo: Índice Futuro de Bovespa.

Mercado de opções

Mercado no qual são negociados direitos de compra ou venda de um lote de valores mobiliários, com preços e prazos de exercício preestabelecidos contratualmente. Por esses direitos, o titular de uma opção de compra paga um prêmio, podendo exercê-los até a data de vencimento da mesma ou revendê-los no mercado. O titular de uma opção de venda paga um prêmio e pode exercer sua opção apenas na data do vencimento, ou pode revendê-la no mercado durante o período de validade da opção.

Mercado financeiro

É o mercado voltado para a transferência de recursos entre os agentes econômicos. No mercado financeiro, são efetuadas transações com títulos de prazos médio, longo e indeterminado, geralmente dirigidas ao financiamento dos capitais de giro e fixo.

Anterior Próxima

UOL Cursos Online

Todos os cursos