Bolsas

Câmbio

Dicionário financeiro

V

Valor de mercado da ação

Valor mais atualizado de uma ação negociada em Bolsa de Valores, podendo ser superior ou inferior ao seu valor patrimonial.

Valor intrínseco da opção

No caso de uma opção de compra, é a diferença entre o preço a vista de uma ação objeto e o preço de exercício da opção. Se for uma opção de venda, é a diferença entre o preço de exercício e o preço a vista.

Valor nominal da ação

Valor mencionado no estatuto social de uma empresa e atribuído a uma ação representativa de seu capital.

Valor presente líquido

Também conhecido por VPL, expressão usada em finanças para analisar investimentos em projetos, usado para determinar-se quanto um projeto valeria hoje. Para o cálculo, desconta-se o fluxo de caixa gerado pelo projeto dividido por uma taxa de desconto representativa do risco.

Valor unitário

É o quociente entre o valor do capital social realizado de uma empresa e o número de ações emitidas.

Valor venal

É o valor de mercado de um produto. Não é o valor real do produto, nem necessariamente incorpora seu custo de produção. É o valor com que pode ser comercializado - mais alto ou mais baixo, dependendo das circunstâncias do mercado.

Variação

Diferença entre preços de um determinado título em dois instantes considerados.

Venda em margem

Venda, a vista, de ações obtidas por empréstimo pelo investidor junto a uma sociedade corretora que opere em bolsa. É uma modalidade de operação de Conta Margem.

Vendor

É uma operação de financiamento de vendas, baseado no princípio da cessão de crédito , que permite a uma empresa vender seu produto a prazo e receber o pagamento à vista. O vendor supõe que a empresa compradora seja cliente tradicional da vendedora, pois esta é que irá assumir o risco do negócio, junto ao banco. Em resumo, é uma modalidade de financiamento de vendas para empresas, na qual quem contrata o crédito é o vendedor do bem, mas quem paga o crédito é o comprador.

Viagens Internacionais

É um dos itens que compõem a conta de serviços. Do lado da despesa, são registrados os gastos de turistas brasileiros no exterior com passagens, cartões de crédito, hospedagem e ainda dólares levados para viagens. Do lado da receita, são contabilizadas a

Volatilidade

Indica o grau médio de variação das cotações de um título em determinado período. Quanto maior a volatilidade, maio o risco do fundo. É calculada normalmente através do desvio padrão da rentabilidade do fundo. Historicamente as ações têm a volatilidade maior que os títulos de renda fixa.

Volume

Quantidade, em moeda corrente, de negócios para determinado título. Volumes crescentes indicam a permanência da tendência. Volumes decrescentes indicam uma possível reversão de tendência.

Voto

Direito que tem o proprietário de ações ordinárias (ou preferenciais não destituídas dessa faculdade) de participar das deliberações nas assembléias gerais.

Anterior Próxima

UOL Cursos Online

Todos os cursos