Bolsas

Câmbio

Dicionário financeiro

A

Acionista minoritário

Aquele que é detentor de uma quantidade não expressiva (em termos de controle acionário) de ações com direito a voto.

ACREFI

Associação das Instituições de Crédito, Financiamento e Investimento (ACREFI ), fundada em 1958 com o objetivo de congregar as empresas do setor, desenvolver treinamentos, programandos e realizar cursos, seminários, palestras, simpósios, debates e congressos em diversas áreas empresariais; Administração-contábil, financeira, comercial, industrial; recursos humanos etc., pois uma vez que conta na sua equipe de colaboradores com profissionais que representam o que há de melhor na sua especialidade. O endereço da ACREFI na internet é www.acrefi.com.br .

Acumulação de ações

Compra maciça de ações de determinada empresa, por parte de poucos investidores em acordo uns com os outros. Depois de dominarem o mercado, põem à venda essas ações junto à massa de investidores, com isso obtendo grandes lucros

Adelic

Operação financeira com duração de um dia, na qual aplica-se dinheiro a uma taxa previamente combinada entre as partes, sendo lastreada em títulos públicos federais e liquidada financeiramente através de um cheque .

ADEVAL

Associação das Empresas Distribuidoras de Valores (ADEVAL)

Adiantamento sobre Contratos de Câmbio (ACC)

Adiantamento sobre contratos de câmbio É a antecipação do preço da moeda estrangeira que o banco negociador das dívidas concede ao exportador, amparado por uma linha de crédito externa, intermediada pelo banco negociador, que é autorizado a operar em câmbio.

Administração ativa

Tipo de estratégia para se administrar um fundo de investimento, na qual o administrador compra e vende ações tentando obter uma rentabilidade que supere a do índice estabelecido como referência. A diferença com a administração passiva, é que na ativa não há a réplica da carteira do índice, este sendo tomado apenas como um referencial cuja administração ativa tenta atingir e/ou superar.

Administração passiva

Tipo de estratégia para se administrar um fundo de investimento, na qual o administrador do fundo investe em ações buscando replicar a carteira de um índice previamente definido. Desta maneira, o retorno do fundo corresponderá aproximadamente ao retorno do índice escolhido. A diferença com administração ativa, é que na passiva há a réplica da carteira do índice.

Administrador de fundos

É a instituição responsabilizada por cumprir o regulamento do fundo, disponibiliza direta ou indiretamente profissionais / equipes especializadas em compra e venda de papéis no mercado financeiro com o objetivo de rentabilizar da melhor maneira possível o dinheiro do cotista (investidor).

ADR

ver American Depositary Receipt

Aforo

Capacidade. Em determinados países da América Latina é o valor base para as mercadorias sujeitas a imposto de importação.

After date

Depois da data, ou do dia. Usado em título de crédito ou cambial para indicar que o mesmo é pagável em um certo número de dias depois da data de emissão.

After sight

Depois de vista. Significa que o título terá como prazo de pagamento logo depois de visto, ou pagamento à vista.

Agente emissor de certificado

Instituição financeira devidamente autorizada, contratada por uma sociedade anônima que realiza serviços de escrituração, guarda dos livros, registros. Também fica responsável por transferências de ações e emissão de certificados, agindo em nome da empresa.

Ágio na subscrição de ações

No momento da subscrição de ações, representa a diferença a maior que é paga pelos acionistas por determinado título, em relação ao seu valor de mercado.

Ajuste fiscal

Nome dado ao conjunto de medidas adotadas pelo Governo Federal visando gastar menos recursos do que os arrecadados.

Alavancagem

1) Utilização de recursos de terceiros para aumentar as possibilidades de lucro de uma empresa, aumentando, conseqüentemente, o grau de risco da operação; 2) Possibilidade de controle de um lote de ações, com o emprego de uma fração de seu valor (nos mercados de opções, termo e futuro), enquanto o aplicador se beneficia da valorização desses papéis, que pode implicar significativa elevação de sua taxa de retorno. Por exemplo, tendo uma carteira de R$10.000,00 (dez mil reais), pode-se fazer operações que totalizem R$20.000,00 (vinte mil reais), ou até mais, através do mercado futuro.

Alavancagem operacional

É a possibilidade que tem a instituição financeira de efetuar o giro de recursos de acordo com o seu patrimônio liquido.

Alienação fiduciária

Transferência ao credor do domínio e posse de um bem, em garantia de pagamento por uma obrigação que lhe é devida por alguém. O bem é devolvido a seu antigo proprietário depois que a dívida for resgatada.

All risks

Todos os riscos. Cláusula de seguro que abrange a cobertura de todos os riscos a que pode estar sujeita uma mercadoria embarcada. O mesmo que AGAINST ALL RISKS.

UOL Cursos Online

Todos os cursos