Topo

Finanças pessoais

Guias financeiros

Entenda o que é o IPC-3i

07/09/2018 14h45

O Índice de Preços ao Consumidor da Terceira Idade (IPC-3i) calcula a variação de preços de produtos e serviços para famílias compostas, majoritariamente, por indivíduos com mais de 60 anos de idade, que compõem uma parcela crescente da população brasileira. É medido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e teve seu início de apuração em 2003.

Como é calculado o IPC-3i?

O IPC-S registra a evolução de preços do dia 1º ao último dia de cada mês. São pesquisados preços dos seguintes setores: Alimentação, Habitação, Vestuário, Saúde e Cuidados Pessoais, Educação, Leitura e Recreação, Transportes e Despesas Diversas.

O IPC-S mede a inflação para que parcela da população?

O índice pesquisa a evolução média dos preços para famílias compostas por, pelo menos, 50% de idosos e cuja renda esteja entre 1 e 33 salários mínimos. A pesquisa é feita em sete cidades: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Porto Alegre e Brasília.

Para que é usado o IPC-S?

Além de medir a evolução do custo de vida para indivíduos com mais de 60 anos de idade, o IPC-3i serve de referên­cia para a execução de políticas públicas nas áreas de saúde e previdência.

Fonte: Fundação Getulio Vargas (FGV)

Saiba mais sobre outros índices de inflação

Mais Guias financeiros