Diretora-financeira corta gastos com sapatos para saldar dívida

Anne Dias

  • Alex Almeida/UOL Imagem

    A executiva Paulina Fernandes

    A executiva Paulina Fernandes

A diretora-financeira de uma empresa de consultoria de São Paulo, Paulina Fernandes, não tem renda fixa. Por isso, ela redobra a atenção com os gastos.

"Fiquei endividada duas vezes: quando o Collor confiscou o dinheiro da poupança e, ao mesmo tempo, eu perdi o emprego. A segunda vez foi no ano passado, quando perdi dois clientes importantes", afirma.

Quando a equipe econômica do então presidente Fernando Collor de Mello decidiu confiscar a poupança, Fernandes se viu de mãos atadas. Não tinha o que fazer, a não ser procurar uma nova colocação e conversar com os credores.

No ano passado, ela teve de ser rápida. "Eu tinha acabado de comprar um carro zero, com tudo o que tinha direito. A saída dos clientes ia acabar com meus investimentos", diz Fernandes.

 

Ela correu no banco e conversou com sua gerente. Ali, ela conseguiu um empréstimo com juros de 4% ao mês para ajudar a quitar a dívida e segurar as contas. "Os juros não estavam altos, e consegui pagar tudo."

Fernandes também arregaçou as mangas. Comer fora de casa, coisa que ela adora? Nem pensar. Sapatos novos todos os meses, outro vício? "Tive de cortar. Mas sempre pensava que essas coisas eram momentâneas, que logo eu iria voltar ao meu ritmo normal."

Até por conta do salário variável, Fernandes toma algumas medidas para não ser pega de surpresa – e, se for, não comprometer muito o orçamento.

"Nunca divido uma compra em mais de seis vezes. Nunca sei se terei dinheiro daqui a um ano, por exemplo", afirma.

Outra estratégia: guardar 10% da renda todos os meses. Nem sempre é fácil, mas se ela não consegue atingir esta meta em um mês, já sabe que no mês seguinte terá que guardar mais do que o de costume, para manter a média anual.

E a terceira regra é óbvia: gastar dentro do orçamento. "E sempre penso num orçamento apertado. Nunca imagino que naquele mês vou ganhar muito mais do que minha média", diz Fernandes.

UOL Cursos Online

Todos os cursos