IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

8 dicas e cuidados para escolher um consultor de investimentos

Thinkstock
Imagem: Thinkstock

Sophia Camargo

Do UOL, em São Paulo

18/08/2014 06h00

Quando o assunto é dinheiro, é difícil não ter dúvidas sobre o que fazer com ele: seja para que não falte no fim do mês, seja para saber onde investir o que se poupa. Nessa hora, um consultor financeiro pode ajudar, mas é preciso ficar atento na hora de escolher alguém.

Eles podem ser encontrados sob diversos nomes: consultor, educador, planejador, coaching ou até mesmo terapeuta financeiro. As denominações são variadas porque a profissão ainda não é regulamentada no Brasil.

Segundo a CVM (Comissão de Valores Mobiliários), a única categoria que tem regulamentação é o chamado consultor de valores mobiliários.

De acordo com o superintendente de proteção e orientação aos investidores da CVM, José Alexandre Vasco, a atividade de consultoria, que é regulada pela Instrução CVM nº 43/85, exige dos participantes que eles tenham experiência e boa reputação.

"O consultor deve respeitar os interesses do investidor, atuando no melhor interesse do cliente quando da indicação de investimentos", diz.

O IBCPF (Instituto Brasileiro de Certificação de Profissionais Financeiros), associado à Anbima (Associação Brasileira das Entidades do Mercado Financeiro e de Capitais), realiza periodicamente exames para formar o chamado planejador financeiro pessoal.

Essa certificação, porém, não é regulada pela CVM e serve como uma qualificação para aqueles profissionais que desejam atuar nessa área.

Veja, a seguir, dicas e cuidados para contratar um consultor financeiro: