IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Especialistas ensinam 11 cuidados ao matricular seu filho na escola

Carlos Cecconello/Folhapress
Imagem: Carlos Cecconello/Folhapress

Sophia Camargo

Do UOL, em São Paulo

16/10/2014 06h00

Fim de ano é hora de fazer a matrícula escolar. A decisão de estudar em determinado estabelecimento deve levar em conta o projeto pedagógico e também a capacidade da família de arcar com o custo da escola, no caso das escolas particulares.

Reinaldo Domingos, presidente da Dsop Educação Financeira, afirma que, além da mensalidade, é preciso levar em consideração todas as despesas envolvidas com educação, como gastos com uniforme, material escolar, transporte, lanche e passeios eventuais.

Mensalidade tem que caber no bolso

"O estudo não deve ser considerado como despesa, mas como investimento. É importante escolher uma instituição que tenha boa estrutura e bom corpo docente", diz.

A escola, porém, tem que estar dentro das possibilidades financeiras da família.

Não adianta iniciar os estudos em determinado estabelecimento e depois ficar inadimplente. Se não for possível negociar uma bolsa, é melhor mudar para uma escola que esteja dentro dos padrões da família.

Antes de assinar o contrato

Claudia Almeida, advogada do Instituto de Defesa do Consumidor (Idec), diz que é preciso tomar bastante cuidado na hora de assinar o contrato com a escola.

"É preciso ler o contrato, verificar a planilha de custos que levou à composição da mensalidade e acompanhar de perto a prestação de serviços", diz.

Onde reclamar

Se houver problemas pedagógicos com a escola, no caso do Ensino Fundamental e Médio, é possível reclamar na Secretaria Estadual da Educação dos Estados, por meio das Delegacias de Ensino.

Se a reclamação for relativa ao ensino superior, procure o Ministério da Educação (MEC) pelo telefone 0800 616161 ou pelo e-mail sic@mec.gov.br.

Como escola e aluno têm uma relação de consumo, também é possível recorrer ao Procon ou ao Poder Judiciário de cada Estado.