IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Semana Nacional de Educação Financeira tem palestras e cursos grátis; veja

tomnamon/iStock
Imagem: tomnamon/iStock

Do UOL, em São Paulo

16/05/2016 16h28

Como controlar seu cartão? Como investir seu dinheiro? Como planejar os sonhos da família? Para responder essas e outras perguntas, começa nesta segunda-feira (16) e vai até domingo (22) a 3ª Semana Nacional de Educação Financeira, que tem como objetivo conscientizar as pessoas a fazerem bom uso do dinheiro.

A ação é promovida pelo Comitê Nacional de Educação Financeira (Conef).

A semana terá eventos abertos e fechados ao público, presenciais e online. Além de palestras e cursos, também é possível assistir a vídeos e participar de oficinas, jogos e testes. Os eventos presenciais acontecerão em 22 Estados.

A programação completa pode ser vista na Agenda Oficial do evento: www.semanaenef.gov.br/agenda-oficial/

Para facilitar a busca pelos eventos, ao abrir a agenda é possível escolher por tipo de evento, público, organizador, local ou data. 

Planejamento financeiro e cursos grátis

Um dos destaques da programação é a palestra online sobre planejamento financeiro promovida pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros e de Capitais (Anbima), na terça (17), às 19h30. 

A BM&FBovespa irá ministrar o curso "Finanças Pessoais - Master" na quarta-feira (18), de forma presencial, em São Paulo, das 9h às 16h. Na quinta (19), o "Curso Como Investir em Ações" será no Rio de Janeiro, das 9h às 15h, e no sábado (21), o curso será ministrado novamente em São Paulo.

A CVM (Comissão de Valores Mobiliários) também fará uma série de palestras sobre mercado de capitais e investimentos. É preciso se inscrever para as palestras, que são presenciais. 

O Banco Central oferece um curso online gratuito de "Gestão de Finanças Pessoais". É preciso se inscrever no site http://zip.net/bdth3B (link seguro e encurtado).

App para microempreendedores

A Febraban, em parceira com o Sebrae, lança o aplicativo "Meu Negócio em Dia", para a educação financeira dos microempreendedores individuais (MEIs).

O app é grátis e está disponível para os principais sistemas operacionais. Funciona como uma ferramenta de gestão empresarial que ajuda a tomar melhores decisões para o negócio.