IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

O salário acabou antes do mês? Site do BC dá curso grátis sobre dinheiro

tomnamon/iStock
Imagem: tomnamon/iStock

Sophia Camargo

Do UOL, em São Paulo

30/06/2016 06h00

O salário acabou de novo antes do mês? Quer aprender a lidar melhor com as finanças pessoais, administrar o orçamento doméstico, iniciar uma poupança, fazer o planejamento da aposentadoria ou até mesmo se livrar das dívidas?

A página Cidadania Financeira (link encurtado e seguro: http://zip.net/bstnMx), do Banco Central, responsável oficial pelo sistema financeiro do Brasil, traz uma série de conteúdos gratuitos para quem deseja se educar financeiramente.

Curso gratuito de finanças pessoais

É possível fazer um curso de Gestão de Finanças Pessoais online disponível neste link: http://zip.net/bdth3B ou baixar o Caderno de Educação Financeira – Gestão de Finanças Pessoais (http://zip.net/bxtpwP).

Para fazer o curso Gestão de Finanças Pessoais, é preciso preencher um formulário com dados pessoais na página da internet (http://zip.net/bttpfm)

Depois disso, basta fazer a inscrição e começar o curso. A partir daí, o aluno terá 30 dias para completar os sete módulos do curso, cuja carga horária é de 20 horas. Se não completar no prazo, pode se inscrever novamente.

O aluno que obtiver no mínimo 50% de aproveitamento na avaliação terá um certificado de conclusão.

Os assuntos abordados no curso online são:

  • Relação com o Dinheiro
  • Orçamento Pessoal e Familiar
  • Crédito e Endividamento
  • Consumo Planejado e Consciente
  • Poupança e Investimento
  • Prevenção e Proteção
  • Consumo de Serviços Financeiros

Consumidor endividado e poupador

No site, ainda é possível encontrar conteúdo direcionado a quem se encontra nas seguintes situações:

Dicionário e calculadora

Há também o "Glossário [Dicionário] Simplificado de Termos Financeiros" (acesso pelo link http://zip.net/bbtnvj), que explica o significado e dá exemplos do uso de termos como CDB (Certificado de Depósito Bancário) ou CET (Custo Efetivo Total).

Pelo site, também é possível acessar a Calculadora do Cidadão (http://zip.net/bwtm5s), que permite a realização de cálculos financeiros de forma simplificada, como o valor total de um bem comprado a prestações ou o valor final obtido a partir de depósitos regulares em uma aplicação que renda uma taxa de juros fixa por mês, por exemplo.

Apesar de o site informar que, em 2016, serão disponibilizados livros gratuitamente, para download, livros sobre gestão de finanças pessoais para multiplicadores, professores e alunos, a assessoria de imprensa do Banco Central informa que esses livros ainda não estão disponíveis nem há previsão de quando virão estar.