PUBLICIDADE
IPCA
0,47 Mai.2022
Topo

Dígito da conta: o que é esse número e como descobrir em cada banco

Saiba o que é o dígito da conta e onde encontrar o número em cada banco - Getty Images
Saiba o que é o dígito da conta e onde encontrar o número em cada banco Imagem: Getty Images

Simone Machado

Colaboração para UOL

08/06/2022 04h00

Ao tentar fazer um depósito ou transferência bancária para uma conta corrente ou poupança você já se deparou com o pedido do banco para que fosse digitado o dígito de verificação (DV) da conta. Ou então, o contrário: você está acostumado com a presença desse número, mas ao fazer a transação bancária ele não foi solicitado.

Apesar de estar bastante presente no dia a dia, a necessidade dele ou não ainda deixa bastante gente em dúvida.

O dígito de verificação também é chamado de algarismo de controle e é utilizado, principalmente, pelos bancos como um recurso de autenticação e segurança. Através dele, o banco tem a comprovação de que uma transferência será feita com sucesso para outra conta, pois os dados fornecidos são válidos e reais.

Entre as informações que constam em um cartão bancário, seja ele físico ou digital, temos:

  • número da agência,
  • banco e conta,
  • operação,
  • número do cartão,
  • validade,
  • nome do titular,
  • código de segurança e
  • via de emissão.

Por costume, talvez você o tenha digitado sem nem perceber que ele estava ali. Mas você já parou para pensar para que serve esse número e porque cada conta tem um? Ou então, por que em algumas instituições bancárias esse dígito é composto por dois números e em outras por apenas um? Ou, ainda, o que acontece se você digitar esse número errado na hora de fazer uma transação bancária?

Para responder essas e outras diversas perguntas, UOL preparou uma reportagem para explicar detalhadamente tudo sobre o dígito de verificação da conta bancária. Veja!

O que significa o dígito de verificação da conta?

O digito de verificação ou dígito verificador da conta bancária é um código usado pelas instituições financeiras para validar se o número da conta existe ou não. Ele pode ser composto por apenas um algarismo ou mais.

Por isso, quase sempre que uma operação bancária é feita entre contas (do mesmo banco ou não), as instituições financeiras solicitam esse dígito. Caso ele não seja preenchido, a transação não é realizada ou, em caso de erros, por exemplo, o valor transferido retorna para a conta de origem e o processo não é finalizado.

Como o número é escolhido

Os bancos usam diferentes métodos de cálculo do dígito de verificação da conta. Mas ele não é um número aleatório escolhido pela instituição financeira.

É resultado de contas matemáticas de multiplicação, divisão e subtração. O método de cálculo varia conforme o banco, e não há uma regra única.

É só um ou são mais números?

O tamanho do número da conta varia de acordo com a instituição bancária. Mas, em todas elas, você vai encontrar o dígito de verificação da conta logo após essa sequência numérica. Resumindo: o dígito da conta é o número que aparece depois do número da conta, normalmente ele vem separado por um hífen (-) ou por um espaço.

A quantidade de números que vai compor o dígito é definida por cada banco. A Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil, por exemplo, utilizam apenas um algarismo como código verificador. Outras instituições utilizam dois algarismos.

Onde encontro o dígito de verificação?

Encontrar o dígito de uma conta bancária é tarefa bem simples. Primeiro, encontro no cartão bancário ou no aplicativo da instituição financeira onde está o número da conta. Depois veja se tem um número (ou mais) após um hífen ou espaço.

Veja como encontrar o dígito em alguns dos principais bancos:

  • Caixa Econômica Federal: Olhe no canto inferior do cartão, da esquerda para a direita. Você vai encontrar quatro números que correspondem à agência bancária, depois, código de operação (composto por 3 números) e, em seguida, o número da conta (com 8 números). Depois do número da conta, lá está ele, o dígito de verificação.
  • Itaú: Para encontrar o digito de verificação olhe na parte de trás do cartão bancário. Depois do número da conta, que contém cinco números, terá um espaço, e mais um número (o sexto), ele é o digito da conta.
  • Bradesco: Para encontrar o dígito da conta em um cartão do Bradesco basta você olhar na frente do cartão - logo após o número da conta bancária terá o dígito.
  • Banco do Brasil: Na parte frontal do cartão localize onde está o número da conta bancária - o dígito de verificação estará logo depois dele. No caso do BB, o dígito pode ser o X.
  • Santander: No Santander é bem simples e fácil de localizar o dígito de verificação. Na parte frontal do cartão logo após o número da conta tem um hífen seguido de um número - esse número e o dígito da conta.
  • Nubank: Para encontrar o digito da conta basta você acessar o aplicativo do banco e ir em perfil. Logo abaixo do QR code, terá o número da conta e, depois do hífen, o dígito verificador da conta.
  • Banco Inter: Na parte de trás do cartão, estará o número da conta bancária. Seguindo a mesma regra dos demais bancos, o dígito de verificação vem logo após esse número.

Qual é a diferença entre dígito da conta e dígito da agência?

Apesar de serem coisas distintas muita gente confunde o dígito da conta com o dígito da agência. Apesar de eles terem a mesma finalidade, os números não são os mesmos - se forem é apenas coincidência.

A principal diferença entre esses dois dígitos é que nem sempre o dígito da agência será solicitado para o usuário durante as transações bancárias. Normalmente, algumas compras online solicitam o dígito da agência, mas isso não é uma regra.

Assim como o dígito da conta, o digito da agência pode ser composto por número ou pela letra X, e fica localizado ao lado do número da agência.

Errata: o texto foi atualizado
Não existe uma única fórmula para definir o dígito verificador das contas bancárias. Cada banco escolhe o método que preferir. A informação foi corrigida.

Guia de Economia

Guia de Economia