IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Imposto de Renda

Dúvidas do IR 2018


Dúvidas do IR 2018

Paguei escola para minha filha de 25 anos; posso deduzir no IR 2017?

Shutterstock
Imagem: Shutterstock

03/03/2017 19h55

(Pergunta do internauta Hamilton)

O internauta Hamilton tem uma filha que completou 25 anos em 2016. Ele pagou as despesas com educação dela e quer saber se pode deduzir esse gasto no Imposto de Renda 2017.

Resposta: Só poderá declarar as despesas que teve com a filha se incluí-la na declaração como sua dependente, o que implica, também, informar eventuais  rendimentos recebidos por ela. Caso contrário, não poderá deduzir.

A idade máxima para dependentes é 24 anos, desde que sejam estudantes de nível técnico ou superior. Mas, se em 2016 o filho ou filha estiver estudando num curso desses níveis e completou 25 anos, ainda é possível constar como dependente na declaração.

Dedução proporcional

Segundo Valter Koppe, supervisor regional da Receita Federal em São Paulo, o valor por dependente, que é de R$ 2.275,08, pode ser abatido integralmente. Mas a despesa com instrução e eventuais despesas com saúde, por exemplo, só poderão ser deduzidas até o mês anterior ao do aniversário.

Se um filho fizer aniversário em setembro, por exemplo, as despesas de instrução e saúde só poderão ser incluídas até o mês de agosto. A partir do mês do aniversário, não podem mais ser deduzidas.

Esse ano, a dedução máxima para despesas com instrução é de R$ 3.561,50. Não há limite para as despesas com saúde.

Faça as contas

Se a filha tiver rendimentos, pode não valer a pena incluí-la como dependente, pois a cobrança de impostos pode ser mais alta. Sempre faça o teste incluindo e excluindo o dependente para ver de que forma a declaração fica mais favorável a você, ou seja, qual o modelo que o fará obter mais restituição ou pagar menos imposto.

(Sophia Camargo, colaboração para o UOL)

Dúvidas do IR 2018

Dúvidas do IR 2018