IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Imposto de Renda

Dúvidas do IR 2018


Dúvidas do IR 2018

Seus pais deram um carro ou dinheiro para você? Precisa declarar no IR 2017

Caio Borges
Imagem: Caio Borges

23/03/2017 04h00

Quem recebeu dinheiro ou doação em bens, como um carro ou uma casa em 2016, precisa declarar no Imposto de Renda 2017. Veja como:

Na ficha "Bens e Direitos", crie um novo item para declarar o tipo de doação recebida (depósito em conta-corrente, carro, casa etc.).

Escolha o código mais apropriado dentre as diversas opções da ficha:

No item criado na ficha "Bens e Direitos", no campo "Discriminação", detalhe o tipo de doação recebida (depósito em conta-corrente, carro, casa etc.). Informe também o nome e CPF do doador. No campo "Situação em 31/12/2016", informe o dinheiro recebido ou o valor do bem. Deixe em branco o campo "Situação em 31/12/2015", pois não possuía o bem.

É importante declarar também o valor do bem adquirido em doação na ficha "Rendimentos Isentos e Não Tributáveis", para justificar de onde veio o dinheiro para a aquisição do novo bem. Abra um novo item na ficha:

Escolha a linha 14 - Transferências Patrimoniais - doações e heranças:

No novo campo criado na ficha "Rendimentos Isentos e Não Tributáveis", linha 14, informe os dados da doação como tipo de beneficiário (se for o titular da declaração ou seu dependente), nome e CPF do doador e o valor da doação, o mesmo que foi informado na ficha Bens e Direitos:

A doação é rendimento isento perante o Imposto de Renda, mas é um rendimento tributável na esfera estadual, pelo ITCMD (Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação). Verifique se a doação recebida está sujeita à incidência do imposto no seu Estado.

Fonte: Receita Federal

    (Sophia Camargo, colaboração para o UOL)

    Dúvidas do IR 2018

    Dúvidas do IR 2018