Bolsas

Câmbio

IR 2012: declaração com atraso já pode ser entregue à Receita

SÃO PAULO – O contribuinte que por algum motivo não enviou a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física dentro do prazo (encerrado às 23h59 do dia 30 de abril) já pode, desde as 8h desta quarta-feira (2), enviar a declaração à Receita Federal. Entretanto, será preciso colocar a mão no bolso e pagar uma multa que vai de R$ 165,74 até 20% do imposto devido.

Diferente do ano passado, não será preciso instalar o aplicativo novamente no computador, pois o programa já está atualizado para o cálculo da multa para quem entregar com atraso.

Entretanto, o contribuinte não poderá optar pela entrega em disquetes de computador nas agências bancárias. A partir de agora, só serão aceitas declarações enviadas pela internet ou em mídia removível – pen drive, disquete ou disco rígido externo – nas unidades de atendimento da Receita Federal.

25,24 milhões
De acordo com a Receita, 25.244.122 contribuintes enviaram a declaração dentro do prazo, número um pouco abaixo da estimativa do Fisco, que esperava receber 25,4 milhões de formulários.

Apenas no último dia de entrega, foram recebidas cerca de 2,9 milhões de documentos. Nos momentos de pico, entre as 15h e as 16h, 231 mil documentos foram enviados.

A Receita pretende concluir o processamento das declarações até o próximo dia 10. Por meio do extrato disponível no Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte da Receita (e-CAC), no endereço https://cav.receita.fazenda.gov.br, o contribuinte pode ver erros ou irregularidades na prestação de contas. O próprio sistema apontará as divergências, que deverão ser corrigidas por meio de uma declaração retificadora.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos