IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Programa para declarar IR 2012 tem quase 1 milhão de downloads em um dia

Do UOL, em São Paulo

28/02/2012 12h15

A Receita Federal registrou em apenas um dia 960 mil downloads do Programa Gerador da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2012 (IRPF 2012).  Faça o download aqui no UOL. O prazo para entrega sem multa é até 30 de abril.

O programa gerador da declaração foi liberado mais cedo este ano, na última sexta-feira (24).

Para fazer a declaração pela internet, é preciso baixar, além do programa gerador da declaração, o Receitanet, arquivo responsável pela transmissão do documento para a Receita. Após baixar os dois arquivos, o contribuinte poderá enviar a documento preenchido para a Receita Federal (mas só a partir de 1º de março).

Há diferentes versões dos programas conforme o sistema operacional de seu computador (Windows, Mac, Linux, Solaris e Multiplataforma).

Os programas também estão disponíveis na página da Receita na internet.

A antecipação é só para obter o programa. A entrega continuará no prazo normal -entre 1º de março e 30 de abril.

A vantagem da antecipação do download do programa de declaração é dar mais tempo ao contribuinte para preparar seus documentos e rever o preenchimento, segundo a Receita.

Entre outras exigências, está obrigado a declarar o IR quem recebeu rendimentos tributáveis de mais de R$ 23.499,15.

A entrega pode ser feita pela internet ou em disquetes nas agências da Caixa Econômica Federal ou do Banco do Brasil.

Quem entrega mais cedo a declaração tem prioridade para receber a eventual restituição. As pessoas com idade acima de 65 anos são as primeiras beneficiadas.

Se der certo em 2012, a Receita Federal pretende liberar o programa gerador da declaração antes do prazo nos próximos anos para facilitar o preenchimento pelo contribuinte.

Segundo o supervisor do Programa do Imposto de Renda, Joaquim Adir, com a antecipação, o contribuinte poderá fazer a declaração com tranquilidade e se familiarizar com o aplicativo.

(Com informações do Infomoney e da Agência Brasil)