IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Contribuinte que declara IR antes tem mais tempo para corrigir erros

Do UOL, em São Paulo

12/04/2013 18h56

Não deixe para entregar a Declaração do Imposto de Renda nos últimos dias. Além de enfrentar um sistema congestionado, em caso de erros no preenchimento, o tempo para retificar a declaração acaba sendo muito pequeno.

O prazo termina no dia 30 de abril. Na pressa, erros básicos podem ser cometidos

Com calma, você conseguirá evitar erros simples, mas que costumam levar muitos contribuintes à malha fina, como a omissão de informações importantes.

Um exemplo comum é informar salários e despesas médicas diferentes dos recibos emitidos pelas empresas. Outra situação é deixar de declarar outros rendimentos próprios e de dependentes.

Ou, ainda, informar dependentes sem ter relação de dependência, sem poder comprovar ou mesmo sem ser permitido, como o caso de pais que declaram em separado, porém informam o mesmo filho nos dois documentos.

Retificadora pode ser entregue em até cinco anos

Caso eventuais erros aconteçam, é possível entregar uma declaração retificadora até o dia 30 de abril.

Se você perceber erros no preenchimento depois deste prazo, aumentam suas chances de cair na malha fina.

Nada o impede, entretanto, de corrigir as informações assim que notar o problema, pois o prazo máximo para retificar é de cinco anos.

O modelo escolhido na declaração original (completo ou simplificado) deve ser mantido. Tenha em mãos o número do recibo de entrega da declaração anterior.