IR 2017: Cuidado para não cair no golpe do falso e-mail sobre restituição
Se você já entregou sua declaração de Imposto de Renda e está ansioso para receber a restituição, tome cuidado para não cair no golpe do falso e-mail. A Receita Federal alertou que esse tipo de golpe aumenta consideravelmente na época de entrega da declaração.
Golpistas enviam e-mail aos contribuintes, utilizando o nome e logotipo da Receita como isca para obter seus dados pessoais. Portanto, evite abrir e-mails suspeitos e jamais clique em links ou baixe programas anexados nessas mensagens. A Receita Federal esclarece que não envia e-mails sem a autorização do contribuinte.
Em uma das modalidades do golpe, a pessoa recebe um e-mail dizendo que a Receita Federal disponibilizou certa quantia de restituição do Imposto de Renda. O usuário é levado, então, a clicar em um link para acessar formulário para o resgate. Outro tipo de mensagem fraudulenta aponta a existência de pendência na declaração ou de débito em aberto.
Para saber sobre sua restituição, utilize o sistema da própria Receita
Se você quer saber como está o andamento da sua restituição, verificar pendências ou precisa de outras informações relacionadas à declaração, acesse o sistema de acesso eletrônico da Receita, o e-CAC. É preciso ter um código de acesso e senha para entrar no sistema.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.