Receita libera consulta ao penúltimo lote de restituição do IR 2017
A Receita Federal liberou nesta quarta-feira (8) a consulta ao sexto lote de restituições do Imposto de Renda 2017, o penúltimo do ano. Também estão no lote as restituições de 2008 a 2016 que haviam caído na malha fina e serão liberadas pela Receita.
Pela manhã, internautas reclamaram de lentidão para fazer a consulta. A Receita informou que não foi reportada nenhuma instabilidade em seu sistema, porém o grande número de acessos poderia gerar certa lentidão no site.
Como checar?
Para saber se teve a declaração liberada, o contribuinte deve acessar o site da Receita ou ligar para o Receitafone, no número 146.
- Acha que a Receita 'enrola' para liberar restituição?
- Golpe usa falso e-mail sobre restituição; cuidado!
- Bancos antecipam restituição, mas cobram juros; vale?
Quando é o pagamento?
As restituições de 2.358.433 contribuintes, que totalizam R$ 2,8 bilhões, devem ser pagas no dia 16 deste mês. O dinheiro é depositado na conta bancária indicada pelo contribuinte ao fazer a declaração.
Segundo a Receita, idosos e pessoas com alguma deficiência física ou mental ou doença grave têm prioridade no pagamento das restituições.
O valor é corrigido pela Selic (taxa básica de juros), mas, após cair na conta, não recebe nenhuma atualização. A correção pela Selic vai de 5,62% (correspondente a 2017) a 99,91% (correspondente a 2008).
Não pagaram. E agora?
Caso o valor não seja creditado, o contribuinte poderá contatar pessoalmente qualquer agência do Banco do Brasil ou ligar para a Central de Atendimento: 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).
Caiu na malha fina?
Se sua declaração não foi liberada nesse lote, isso não quer dizer necessariamente que ela caiu na malha fina. Serão liberados mais um lote em dezembro.
Veja o cronograma de pagamento:
- 6º lote: 16 de novembro
- 7º lote: 15 de dezembro
Se caiu na malha fina, o ideal é se antecipar à intimação da Receita e tentar regularizar sua situação. É possível consultar pela internet quais as pendências existentes no documento entregue e suas possíveis causas.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.