Internautas reclamam de lentidão para consultar restituições do IR 2017
Alguns contribuintes relataram dificuldades para consultar o penúltimo lote de restituição do Imposto de Renda 2017 na manhã desta quarta-feira (8).
A maior queixa era de lentidão no site Receita. "A Receita Federal coleta bilhões de impostos [sic] e não faz um sistema decente. Passando raiva com esse site da Receita", disse um usuário no Twitter (veja mais baixo).
- Acha que a Receita 'enrola' para liberar restituição?
- Golpe usa falso e-mail sobre restituição; cuidado!
- Bancos antecipam restituição, mas cobram juros; vale?
A Receita Federal informou que não foi reportada nenhuma instabilidade no site por parte de sua equipe de tecnologia. No entanto, é possível que a lentidão relatada pelos usuários tenha sido causada pelo grande número de acesso à página de consulta às restituições, segundo o fisco.
Como checar?
A Receita Federal liberou nesta quarta-feira a consulta ao sexto lote de restituições do Imposto de Renda 2017, o penúltimo do ano. Também estão no lote as restituições de 2008 a 2016 que haviam caído na malha fina e serão liberadas pela Receita.
Para saber se teve a declaração liberada, o contribuinte deve acessar o site da Receita ou ligar para o Receitafone, no número 146.
Quando é o pagamento?
As restituições de 2.358.433 contribuintes, que totalizam R$ 2,8 bilhões, devem ser pagas no dia 16 deste mês. O dinheiro é depositado na conta bancária indicada pelo contribuinte ao fazer a declaração.
Segundo a Receita, idosos e pessoas com alguma deficiência física ou mental ou doença grave têm prioridade no pagamento das restituições.
O valor é corrigido pela Selic (taxa básica de juros), mas, após cair na conta, não recebe nenhuma atualização. A correção pela Selic vai de 5,62% (correspondente a 2017) a 99,91% (correspondente a 2008).
Não pagaram. E agora?
Caso o valor não seja creditado, o contribuinte poderá contatar pessoalmente qualquer agência do Banco do Brasil ou ligar para a Central de Atendimento: 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).
Caiu na malha fina?
Se sua declaração não foi liberada nesse lote, isso não quer dizer necessariamente que ela caiu na malha fina. Será liberado mais um lote, em dezembro.
Se caiu na malha fina, o ideal é se antecipar à intimação da Receita e tentar regularizar sua situação. É possível consultar pela internet quais as pendências existentes no documento entregue e suas possíveis causas.
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