IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Não está no último lote? Saiba o que fazer se caiu na malha fina do IR

Do UOL, em São Paulo

08/12/2017 09h30

A Receita Federal liberou nesta sexta-feira (8) a consulta ao sétimo e último lote do Imposto de Renda. Se você ainda não recebeu a restituição e não está neste lote, significa que caiu na malha fina.

Se informou um dado errado ou omitiu informações, como não incluir rendimentos de dependentes, automaticamente a declaração fica presa na malha fina. Veja abaixo como corrigir sua situação.

Leia também:


Como checar sua situação

Para conferir sua situação, basta acessar o Centro Virtual de Atendimento da Receita Federal (e-CAC), disponível neste linke informar seu CPF, código de acesso e senha.

Veja neste link como fazer o seu código de acesso. 

Caso constate que, de fato, está com problemas na declaração de IR e caiu na malha fina, há duas maneiras de resolver as pendências. 


1) Se a declaração tiver erro ou informações incompletas

Se a declaração apresenta informações incorretas ou incompletas, o contribuinte deve, o quanto antes, providenciar a retificação do documento, enviando uma nova versão com os dados corrigidos.

Mas é preciso ficar atento, pois não é possível retificar a declaração depois que a Receita convocou a pessoa para prestar esclarecimentos. Portanto, quanto antes providenciar as correções, melhor.

Retificação só pelo computador

Se a declaração foi feita pelo celular ou tablet, não poderá retificar a declaração por esse sistema. Terá de baixar o programa para o envio da declaração (disponível para download neste link) em um computador e fazer a retificação por esse meio. Veja como:

  • envie o arquivo da declaração do dispositivo móvel para um computador (salve em uma pasta de sua preferência);
  • instale o programa no seu computador;
  • dentro do programa da declaração, no menu "Ferramentas", vá em "Cópia de Segurança" e "Restaurar" (a declaração será importada para o programa);
  • Faça as modificações necessárias, grave e transmita a declaração pelo próprio programa da declaração.

Para apresentar uma declaração retificadora, será necessário informar o número do recibo da declaração original. Localize esse número no "Recibo da Declaração", armazenado em seu dispositivo móvel em formato PDF.


2) Documento gerou dúvida, mas não há erro

Por outro lado, se a declaração foi retida na malha fina, mas o contribuinte está com tudo em dia e o documento foi preenchido corretamente, deve aguardar o Termo de Intimação ou a Notificação de Lançamento da Receita Federal, ou agendar atendimento para a entrega da documentação que comprova o acerto das informações declaradas.

Agendar atendimento: só a partir de janeiro

Para as declarações do IR 2017, só é possível agendar atendimento a partir de janeiro de 2018.

Veja mais informações sobre agendamento neste link.


Declaração processada pode voltar a ser analisada

Mesmo uma declaração que já foi processada pode voltar a ser alvo de análise da Receita.

O limite de prazo para verificar cada declaração é de cinco anos. Passado esse período, nem a Receita pode cobrar débitos em atraso nem o contribuinte pode exigir o pagamento de restituição que ficou para trás.

Se não sabe responder a estas 5 questões, será muito difícil ficar rico

UOL Notícias