IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

IR 2021: Empresas e bancos devem enviar informes de rendimentos até hoje

Colaboração para o UOL, de São Paulo

26/02/2021 04h00

Empresas, bancos e corretoras de valores têm até esta sexta-feira (26) para enviar ou liberar aos funcionários e aos clientes os informes dos rendimentos referentes a 2020.

Os informes são documentos fundamentais para preencher a declaração de Imposto de Renda de 2021. Os dados servem para a Receita Federal cruzar informações, saber quanto você pagou de imposto ao longo do ano passado e verificar se houve sonegação ou não.

As empresas e instituições financeiras não precisam, necessariamente, mandar os documentos pelos Correios. Eles podem ser enviados por e-mail ou disponibilizados para consulta pela internet ou aplicativo, o que é mais comum.

Se você tiver conta corrente ou investimentos em mais de um banco ou corretora, é preciso obter os informes de todas as instituições onde mantém recursos.

Quem negocia ações na Bolsa de Valores ou possui títulos públicos no Tesouro Direto deve procurar a corretora responsável por intermediar as operações para solicitar os informes desses investimentos.

O que é o informe de rendimentos?

O informe de rendimentos é um dos documentos utilizados para fazer a declaração do Imposto de Renda.

O documento, que é fornecido também pelas empresas a seus empregados, traz os valores recebidos pelo contribuinte no ano, quanto ele pagou de imposto na fonte e quanto contribuiu ao INSS. Também pode conter gastos com plano de saúde coletivo e aportes no plano de previdência da empresa.

No caso do informe de investimentos informado pelos bancos, há dados sobre conta corrente, poupança, fundos, previdência privada e outros investimentos feitos pelo contribuinte na instituição. É preciso apresentar à Receita todos os rendimentos do ano.

Aposentados e pensionistas devem pegar documento no INSS

Aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) devem pegar os comprovantes referentes aos seus rendimentos no ano passado.

O extrato pode ser consultado pela internet. Basta acessar a página do Meu INSS. É necessário ter senha para acessar o sistema. Caso ainda não tenha, siga os passos informados pelo site para obter a senha. Também é possível fazer a consulta pelo aplicativo Meu INSS, disponível para celulares com sistema Android e iOS.

Informe não chegou. O que fazer?

Se o informe não for disponibilizado por nenhum meio até o fim de fevereiro, o contribuinte deve entrar em contato com o RH da empresa ou com o gerente da instituição financeira que deixou de emitir o documento.

Trocou de emprego ou foi demitido? Não esqueça de pedir o documento ao RH da empresa antiga.

Se, ainda assim, o documento não for entregue, o problema deve ser comunicado à Receita Federal.

Se houver erros, peça a correção do informe

Caso o comprovante apresente informações incorretas, como salários que não foram pagos nem creditados no ano passado, ou rendimentos tributáveis e isentos calculados juntos, a pessoa deve pedir um novo documento corrigido antes de entregar a declaração.

Se o documento corrigido não chegar antes do fim do prazo de entrega da declaração, em 30 de abril, entregue o documento no prazo com os números incorretos e depois faça uma declaração retificadora.

O Imposto de Renda é uma declaração que deve ser realizada por pessoas e empresas à Receita Federal anualmente. No documento, devem ser relatados todos os rendimentos ganhos ao longo daquele período. Por meio da declaração, o governo analisa quais tributos já foram pagos pelo contribuinte e se o declarante deve receber restituição ou pagar algum valor de acordo com a tabela preestabelecida. Veja abaixo todas as notícias e informações sobre o Imposto de Renda 2024.