IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Imposto de Renda 2021: saiba qual o prazo de entrega da declaração

Colaboração para o UOL, de São Paulo

03/03/2021 16h11Atualizada em 12/04/2021 11h59

A entrega da declaração do Imposto de Renda 2021 começou no dia 1º de março. O prazo para enviar o documento foi prorrogado até às 23h59 do dia 31 de maio, pelo horário de Brasília. Veja aqui se você é obrigado a declarar.

É importante ficar de olho no calendário. Quem perder a data terá de pagar multa de 1% sobre o imposto devido ao mês, com valor mínimo de R$ 165,74 e máximo de 20% do imposto devido.

O programa para preencher a declaração está disponível no site da Receita Federal. Veja aqui como baixar o programa, de acordo com o sistema operacional do seu computador ou celular.

Prazo para colocar 1ª parcela no débito automático vai até 10 de maio

Se você tem imposto a pagar e pretende colocar o pagamento da cota única ou das parcelas em débito automático, precisa enviar a declaração até 10 de maio para que haja tempo hábil para seu banco realizar o débito da primeira parcela na sua conta.

Quem entregar a declaração entre 11 e 31 de maio e optar pelo débito automático terá que pagar a primeira parcela ou parcela única direto no caixa ou no site do banco, utilizando o Darf (documento de arrecadação fiscal) emitido pelo programa da declaração. Nesse caso, o débito automático só será realizado a partir da segunda parcela.

Primeira parcela deve ser paga até 31 de maio

O prazo para pagamento da primeira parcela ou da parcela única para quem tem imposto a pagar é o mesmo da entrega da declaração: 31 de maio.

Se você tiver imposto a pagar e não entregar a declaração no fim da data, ficará sujeito a duas multas: uma pelo atraso da entrega e outra pelo atraso no pagamento do imposto.

Restituição começa no fim de maio

O contribuinte que tiver direito a restituição deve ficar atento ao calendário de pagamentos. O primeiro lote está previsto para 31 de maio. Os demais lotes serão pagos nos dias 30 de junho, 30 de julho, 31 de agosto e 30 de setembro.

A Receita não informa previamente quando vai pagar sua restituição. Você precisar consultar no site da Receita se sua restituição estará disponível alguns dias antes do pagamento de cada lote.

A restituição obedece a uma fila de entrega, ou seja, o contribuinte que entrega antes, recebe primeiro. Apenas os idosos, pessoas com deficiência e professores têm preferência no pagamento, ou seja, recebem antes dos demais contribuintes.

O Imposto de Renda é uma declaração que deve ser realizada por pessoas e empresas à Receita Federal anualmente. No documento, devem ser relatados todos os rendimentos ganhos ao longo daquele período. Por meio da declaração, o governo analisa quais tributos já foram pagos pelo contribuinte e se o declarante deve receber restituição ou pagar algum valor de acordo com a tabela preestabelecida. Veja abaixo todas as notícias e informações sobre o Imposto de Renda 2024.