IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Imposto de Renda 2021: Por que Receita já atualizou programa na 1ª semana?

Colaboração para o UOL, de São Paulo

05/03/2021 04h00Atualizada em 05/03/2021 11h12

A Receita Federal já fez a primeira atualização no programa de preenchimento da declaração do Imposto de Renda 2021 desde o lançamento do software, em 25 de fevereiro. As alterações técnicas têm como finalidade corrigir eventuais falhas encontradas e facilitar o download para alguns sistemas operacionais.

O contribuinte que já instalou o programa no computador não precisa baixá-lo novamente. A atualização é automática. Basta que o computador esteja conectado à internet.

Assim que você abrir o programa, aparecerá uma janela informando que uma nova versão está disponível. Basta clicar em "atualizar" e o programa faz a atualização sozinho. No final, será necessário fechar o programa e abri-lo novamente.

Se você ainda não instalou o programa de preenchimento da declaração do Imposto de Renda 2021, basta fazer o download por aqui, já com a versão mais atualizada para cada tipo de sistema operacional do computador ou celular.

Para identificar qual é a versão instalada no seu computador, basta olhar no canto superior da tela.

Já enviou a declaração? Não precisa mandar de novo

Quem já enviou a declaração do IR 2021 para a Receita não precisa se preocupar. Não há necessidade de enviar a declaração novamente por causa da atualização do programa.

O prazo para entrega da declaração termina às 23h59 do dia 30 de abril. Quem não entregar no prazo terá que pagar multa de 1% sobre o imposto devido ao mês. O valor mínimo é de R$ 165,74 e o máximo é de 20% do imposto devido.

A expectativa da Receita Federal é que 32,6 milhões de contribuintes entreguem a declaração neste ano.

UOL Economia+ fará evento para quem quer investir

Entre 23 e 25 de março, o UOL Economia+ e a casa de análises Levante Ideias de Investimento realizarão evento online gratuito.

O economista Felipe Bevilacqua, analista certificado e gestor especialista da Levante, comandará três grandes aulas para explicar ao leitor do UOL como assumir as rédeas do próprio dinheiro. O evento é gratuito para todos os leitores UOL.

Garanta o seu lugar no evento aqui:

Ao clicar em “Enviar”, você concorda com a Política de Privacidade do Grupo UOL e aceita receber e-mails de produtos e serviços do Grupo UOL e demais empresas integrantes de seu grupo econômico. O Grupo UOL utiliza as informações fornecidas para entrar em contato ofertando produtos e serviços. Você pode deixar de receber essas comunicações quando quiser.

O Imposto de Renda é uma declaração que deve ser realizada por pessoas e empresas à Receita Federal anualmente. No documento, devem ser relatados todos os rendimentos ganhos ao longo daquele período. Por meio da declaração, o governo analisa quais tributos já foram pagos pelo contribuinte e se o declarante deve receber restituição ou pagar algum valor de acordo com a tabela preestabelecida. Veja abaixo todas as notícias e informações sobre o Imposto de Renda 2024.