IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

IR: Contribuintes reclamam de falhas no app; Receita cita instabilidade

Receita Federal afirma que recebeu mais de 1,7 milhão de declarações do IR pelo app - shapecharge/Getty Images
Receita Federal afirma que recebeu mais de 1,7 milhão de declarações do IR pelo app Imagem: shapecharge/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

01/06/2022 16h19Atualizada em 01/06/2022 17h35

O prazo para entregar a declaração do Imposto de Renda 2022 terminou às 23h59 desta terça-feira (31). Mas os usuários que optaram por usar o aplicativo de celular da Receita Federal para enviar o documento afirmaram encontrar instabilidade e falhas no serviço — alguns disseram que o programa não concluía a operação, ou não confirmava o envio.

A Receita Federal recebeu um número recorde de declarações do Imposto de Renda: 36.322.912 no total. Mais de 1,7 milhão de pessoas entregaram a declaração pelo app Meu Imposto de Renda — 300 mil nos últimos três dias do calendário. A partir desta quarta (1º), as declarações que forem enviadas pelo computador ou celular estarão sujeitas ao pagamento de multa por atraso.

Instabilidade

Em nota, a Receita Federal informou que houve momentos de instabilidade.

Em relação aos usuários do aplicativo de celular, a Receita informa que o tipo de conexão e a configuração dos celulares — marca, modelo, versão do sistema operacional etc. — também podem ter alterado o funcionamento do aplicativo. Segundo o órgão, houve relatos de pessoas que só conseguiram entregar a declaração após trocarem o wi-fi pela rede 4G.

Outros problemas observados foram entre usuários optantes pelo Relp, que permite o parcelamento de dívidas de micro e pequenas empresas.

Além disso, teve casos de contribuintes que tiveram dificuldade em obter sua conta gov.br, que é obrigatória para fazer o passo a passo no aplicativo.

Confira abaixo alguns destes relatos:

O Imposto de Renda é uma declaração que deve ser realizada por pessoas e empresas à Receita Federal anualmente. No documento, devem ser relatados todos os rendimentos ganhos ao longo daquele período. Por meio da declaração, o governo analisa quais tributos já foram pagos pelo contribuinte e se o declarante deve receber restituição ou pagar algum valor de acordo com a tabela preestabelecida. Veja abaixo todas as notícias e informações sobre o Imposto de Renda 2024.