PUBLICIDADE
IPCA
0,47 Mai.2022
Topo

Consulta ao segundo lote de restituição do IR 2022 deve abrir nesta quinta

Primeiro lote, do grupo prioritário, foi pago em maio - Cesar Conventi/Fotoarena/Estadão Conteúdo
Primeiro lote, do grupo prioritário, foi pago em maio Imagem: Cesar Conventi/Fotoarena/Estadão Conteúdo

Do UOL, em São Paulo

20/06/2022 13h12Atualizada em 22/06/2022 12h23

A consulta ao segundo lote de restituição do Imposto de Renda 2022 deve começar nesta quinta-feira (23), uma semana antes da data de depósito.

Os valores pagos terão correção de 1% pela Selic, de acordo com a Receita. O dinheiro será creditado na conta informada pelo contribuinte no momento da declaração.

Calendário de pagamentos

O primeiro lote foi pago no dia 31 de maio, destinado aos contribuintes que têm preferência no pagamento, como idosos, pessoas com deficiência e professores, e também os contribuintes que enviaram a declaração no início do prazo de entrega, em março.

  • 1º lote: 31 de maio
  • 2º lote: 30 de junho
  • 3º lote: 29 de julho
  • 4º lote: 31 de agosto
  • 5º lote: 30 de setembro

Os pagamentos variam de acordo com a data de entrega da declaração do Imposto de Renda. Quem entregou antes, recebe primeiro.

Uma dúvida comum de quem tem direito à restituição é saber exatamente quando ela será paga. Infelizmente, a Receita Federal não divulga essa informação com antecedência. Você precisa verificar na consulta de cada lote se sua restituição foi incluída.

Como saber se vou receber?

Para saber se o seu pagamento será liberado neste lote, você deve acessar o site da Receita e informar o número do CPF (sem separadores de números, pontos ou traços) e a data de nascimento (digitando apenas os números, sem as barras).

A data de nascimento deve ser digitada com dois algarismos para o dia, dois para o mês e quatro para o ano.

Onde o dinheiro será depositado?

O pagamento da restituição é feito diretamente na conta bancária informada na declaração de Imposto de Renda.

Se, por algum motivo, o crédito não for realizado (por exemplo, a conta informada foi desativada), os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.

Neste caso, dá para reagendar o crédito dos valores pelo portal BB ou pelos telefones da central de relacionamento do banco, pelos números 4004-0001 para capitais, 0800-729-0001 para demais localidades ou 0800-729-0088, telefone especial exclusivo para pessoas com deficiência auditiva.