IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

IR 2022: Receita paga amanhã 2º lote de restituições; veja se você recebe

Dá para consultar se você foi incluído neste lote pelo site oficial da Receita Federal - Marcello Casal JrAgência Brasil
Dá para consultar se você foi incluído neste lote pelo site oficial da Receita Federal Imagem: Marcello Casal JrAgência Brasil

Giuliana Saringer

Do UOL, em São Paulo

29/06/2022 04h00

A Receita Federal paga o segundo lote de restituições do Imposto de Renda na quinta-feira (30). Veja mais abaixo como saber se você vai receber o dinheiro amanhã.

O primeiro lote já foi pago em maio e foi destinado aos brasileiros que se enquadram nas prioridades legais, como idosos e pessoas com deficiência.

De acordo com a Receita, no segundo lote serão pagos R$ 6,3 bilhões, sendo R$ 2.697.759.582,31 para contribuintes que têm prioridade legal — o crédito bancário será feito para 4.250.448 pessoas.

Os contribuintes que não são prioritários e entregaram a declaração do Imposto de Renda até dia 19 de março também vão receber. Neste lote, o valor da restituição terá correção de 1% pela Selic.

Como saber se vou receber?

Para saber se o seu pagamento será liberado neste lote, você deve acessar o site da Receita e informar o número do CPF (sem separadores de números, pontos ou traços) e a data de nascimento (digitando apenas os números, sem as barras). A data de nascimento deve ser digitada com dois algarismos para o dia, dois para o mês e quatro para o ano.

Onde o dinheiro será depositado?

O pagamento da restituição é feito diretamente na conta bancária informada na declaração de Imposto de Renda.

Se você não lembrar qual a conta que informou no momento da declaração, dá para checar no recibo emitido no momento da entrega da declaração. Ao fazer a consulta para saber se o dinheiro foi liberado ou não no lote, dá para ver o banco em que o dinheiro será creditado e o número da agência bancária.

Se, por algum motivo, o crédito não for realizado (por exemplo, a conta informada foi desativada), os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.

Neste caso, dá para reagendar o crédito dos valores pelo portal BB ou pelos telefones da central de relacionamento do banco, pelos números 4004-0001 para capitais, 0800-729-0001 para demais localidades ou 0800-729-0088, telefone especial exclusivo para pessoas com deficiência auditiva.

Veja o calendário de pagamentos de restituição do IR 2022:

  • 1º lote: 31 de maio
  • 2º lote: 30 de junho
  • 3º lote: 29 de julho
  • 4º lote: 31 de agosto
  • 5º lote: 30 de setembro.
Uma dúvida comum de quem tem direito à restituição é saber exatamente quando ela será paga. Infelizmente, a Receita Federal não divulga essa informação com antecedência. Você precisa verificar, na véspera do pagamento de cada lote, se sua restituição foi incluída.

O Imposto de Renda é uma declaração que deve ser realizada por pessoas e empresas à Receita Federal anualmente. No documento, devem ser relatados todos os rendimentos ganhos ao longo daquele período. Por meio da declaração, o governo analisa quais tributos já foram pagos pelo contribuinte e se o declarante deve receber restituição ou pagar algum valor de acordo com a tabela preestabelecida. Veja abaixo todas as notícias e informações sobre o Imposto de Renda 2024.