Tabela e datas da restituição do Imposto de Renda: veja calendário completo

A consulta ao segundo lote da restituição do Imposto de Renda deve ser liberada no dia 21 de junho. No fim do mês passado, a Receita Federal liberou o acesso à situação dos pagamentos do primeiro lote.

A liberação da consulta normalmente ocorre 7 dias antes do depósito. Como o pagamento da restituição ocorre no dia 28 de junho, a consulta ao 2º lote de restituição do IRPF deve ser liberada já no dia 21.

Quem tem prioridade na restituição?

Os seguintes grupos têm prioridade no recebimento da restituição do IRPF:

  • idosos com mais de 80 anos
  • contribuintes entre 60 e 79 anos
  • contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou doença grave
  • contribuintes cuja principal fonte de renda é o magistério
  • contribuintes que optaram por receber a restituição via Pix ou utilizaram a declaração pré-preenchida

Como consultar a restituição do IRPF?

Para consultar a restituição, os contribuintes devem acessar o site da Receita Federal (neste link) e clicar em "Iniciar". Será necessário informar o CPF e a data de nascimento. É preciso informar o CPF e data de nascimento para consultar.

O pagamento da restituição será feito na conta bancária informada na declaração. Caso o crédito não seja efetuado, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil. O contribuinte pode reagendar o crédito dos valores pelo Portal BB ou pela Central de Relacionamento BB.

Se o valor não for resgatado dentro do prazo de um ano, o contribuinte pode solicitar a restituição não resgatada através do Portal e-CAC, acessando o menu "Declarações e Demonstrativos" e selecionando "Meu Imposto de Renda".

Calendário de restituição do IRPF 2024

A data de pagamento da restituição do Imposto de Renda 2024 já foi divulgada pela Receita Federal:

Continua após a publicidade

Deixe seu comentário

Só para assinantes