Imposto de Renda 2025: é possível saber se caí na malha fina?
Ler resumo da notícia

A entrega da declaração do Imposto de Renda pode até provocar alívio. Mas a "tarefa" do contribuinte não termina aí. É preciso ficar de olho para saber se a declaração caiu na temida malha fiscal, ou, como é mais conhecida, malha fina.
<p><embeduol class="the-embeduol porteira_piano_chatbot" component="hubai-embed" context="67ec1901642dab65dafbe991" disclaimer="O chatbot é um projeto pioneiro, baseado em um universo restrito de informações produzidas pelo UOL a partir de dados oficiais e tem apresentado resultados muito consistentes, mas não é imune a erros." focus="true" greeting="Olá, me conte a sua dúvida sobre declaração do IR!" height="640" no-border="false" no-header="true" persona-name="UOL" report="true" subscriber="false" text-field-label="Faça a sua pergunta aqui" title="Imposto de Renda 2025" user-label="Você" workspace="660c8a7ef18f6a285351433d" />
Como saber se caí na malha fina?
Primeiro passo é consultar a Receita. Para saber se caiu na malha fina do Imposto de Renda 2025 é preciso consultar a situação da declaração no aplicativo da Receita Federal ou no e-CAC (Centro de Atendimento Virtual).
Além do status, o site da Receita Federal também informa qual é a pendência da sua declaração. Em ambas as alternativas é preciso que o contribuinte tenha conta no portal Gov.br (nível prata ou ouro).
O que é malha fina?
É uma análise profunda feita pela Receita Federal das declarações que apresentaram divergências de informações. Quando o contribuinte envia a declaração de Imposto de Renda, ela passa pelos sistemas da Receita Federal. As informações declaradas são verificadas e comparadas com os dados fornecidos por outras pessoas e empresas.
Se for encontrada alguma diferença entre as informações apresentadas, a declaração será retida. Em outras palavras, estará na malha fina. Importante lembrar que o contribuinte não receberá a restituição enquanto a sua declaração estiver na malha fina.
Passo a passo para saber se caiu na malha fina:
- Acesse o e-CAC (Centro de Atendimento Virtual)
- Faça o login
- Selecione a opção "Meu Imposto de Renda (Extrato da DIRPF)"
- Na aba "processamento", escolha o item "pendências de malha"
Na área "pendências de malha" é possível ver se caiu na malha fina e qual o motivo para sua declaração ter sido retida. Caso a declaração tenha apenas erro no preenchimento ou falta de informação, basta enviar uma retificadora.
Em alguns casos, o contribuinte recebe um termo de intimação fiscal. Isso significa que precisará apresentar documentos para comprovar as informações enviadas na declaração.
Erros mais comuns para cair na malha fina
- Omissão de rendimentos: o contribuinte não declara, ou informa parcialmente, os seus ganhos e de seus dependentes do ano anterior.
- Despesas médicas: o erro é causado pela não confirmação das informações pela parte recebedora -- o contribuinte declarou que teve uma despesa médica, mas quem recebeu não confirma o valor.
- Divergência sobre imposto retido: quando o contribuinte informa um imposto retido na fonte que é diferente do informado por quem fez a retenção do valor.
A Receita Federal permite que o contribuinte saiba se foram encontradas pendências na declaração em até 24 horas após o envio do documento. As exceções são os períodos com um tráfego maior, como os primeiros dias ou a reta final do prazo de envio. Nestes casos, o prazo pode ser maior.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.