Não vou receber restituição e devo pagar imposto para a Receita, como faço?
Ler resumo da notícia

Quem entregou a declaração do Imposto de Renda sabe se terá valor a pagar ou a restituir. Os contribuintes que pagaram menos imposto do que deveriam, tem de pagar a diferença para a Receita. O prazo para o pagamento da primeira cota ou cota única se encerra hoje.
Hoje também é o último dia para fazer a declaração do Imposto de Renda.
O que aconteceu
Os contribuintes que tiverem de pagar precisam indicar na ficha "Cálculo do Imposto" da Declaração de Ajuste Anual em quantas quotas pretendem fazer isso. "Lembrando que o IR de valor igual ou superior a R$ 100 poderá ser pago em até oito quotas, desde que cada uma não seja inferior a R$ 50", afirma Valdir Amorim, especialista da área de Imposto de Renda da IOB
O pagamento da primeira quota ou quota única até o vencimento (30/05/2025) não passa por qualquer acréscimo. Após essa data, elas serão acrescidas de juros equivalentes à taxa Selic, para títulos federais, acumuladas mensalmente, calculadas a partir de 02/06/2025 até o mês anterior ao do pagamento e de 1% no mês do pagamento.
Se o pagamento da quota for efetuado após seu vencimento, incidirá multa de mora de 0,33% ao dia, observado o limite máximo de 20%. O programa da Declaração de Ajuste Anual permite a impressão do Darf para o pagamento de todas as quotas, inclusive quotas de atraso.
Valdir Amorim, especialista da área de Imposto de Renda da IOB
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.