Imposto de Renda 2025: caí na malha fina, como resolver a situação?

Ler resumo da notícia
Se você caiu na tão temida malha fina, significa que sua declaração ficou retida para análise mais detalhada pela Receita Federal. Isso pode acontecer por diversos motivos. Entre eles a omissão de rendimentos (como salários, aposentadorias ou aluguéis), inconsistências entre valores declarados por você e pelas fontes pagadoras, deduções médicas ou educacionais sem comprovação e informações divergentes em relação à dependentes ou bens.
Como é possível resolver a situação
Acesse o e-CAC (portal da Receita Federal): Vá até gov.br/receitafederal e entre com sua conta gov.br para verificar o motivo da retenção. No menu, acesse "Meu Imposto de Renda" > "Pendências".
Analise o motivo: Veja o item específico que gerou a inconsistência. Pode ser um erro de digitação, uma omissão de rendimento, ou a ausência de documentos comprobatórios.
Corrija com uma declaração retificadora (se for o caso): Se você identificou o erro, basta abrir o programa do IR referente ao ano questionado, corrigir a informação e enviar a declaração retificadora. Isso pode, muitas vezes, resolver o problema sem necessidade de comparecer a um posto da Receita.
Divergência de informações. Se estiver tudo certo, mas caiu por divergência de terceiros, o melhor caminho é aguardar a análise da Receita ou agendar um atendimento para apresentar os documentos que comprovem a veracidade das informações prestadas.
Ter caído na malha fina não impede a declaração de imposto de renda no ano seguinte. "A malha fina de anos anteriores não desobriga o contribuinte de entregar a declaração do ano vigente, caso tenha recebido rendimentos ou se enquadre nos critérios de obrigatoriedade. A entrega correta da nova declaração ajuda a reforçar a sua regularização fiscal e evita novos problemas", diz Cassius Leal, CEO da Advys Contabilidade.
Dica importante: Mantenha todos os documentos organizados por pelo menos 5 anos e, em caso de dúvidas, conte com o apoio de um contador. A malha fina não é o fim do mundo. Com informação, transparência e agilidade, a situação pode ser resolvida com tranquilidade
O que é malha fina?
É uma análise profunda feita pela Receita Federal das declarações que apresentaram divergências de informações. Quando o contribuinte envia a declaração de Imposto de Renda, ela passa pelos sistemas da Receita Federal. As informações declaradas são verificadas e comparadas com os dados fornecidos por outras pessoas e empresas.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.