Imposto de Renda 2025: caí na malha fina, como resolver a situação?

Se você caiu na tão temida malha fina, significa que sua declaração ficou retida para análise mais detalhada pela Receita Federal. Isso pode acontecer por diversos motivos. Entre eles a omissão de rendimentos (como salários, aposentadorias ou aluguéis), inconsistências entre valores declarados por você e pelas fontes pagadoras, deduções médicas ou educacionais sem comprovação e informações divergentes em relação à dependentes ou bens.

Avatar image

Imposto de Renda 2025

Olá, me conte a sua dúvida sobre declaração do IR!

Quem precisa declarar?
Quando recebo a restituição?
Simplificada ou completa?
Posso deduzir gastos com remédio?
Posso deduzir gastos com educação?
Quem pode ser dependente?
Conjunta ou separada?

O chatbot é um projeto pioneiro, baseado em um universo restrito de informações produzidas pelo UOL a partir de dados oficiais e tem apresentado resultados muito consistentes, mas não é imune a erros.

Como é possível resolver a situação

Acesse o e-CAC (portal da Receita Federal): Vá até gov.br/receitafederal e entre com sua conta gov.br para verificar o motivo da retenção. No menu, acesse "Meu Imposto de Renda" > "Pendências".

Analise o motivo: Veja o item específico que gerou a inconsistência. Pode ser um erro de digitação, uma omissão de rendimento, ou a ausência de documentos comprobatórios.

Corrija com uma declaração retificadora (se for o caso): Se você identificou o erro, basta abrir o programa do IR referente ao ano questionado, corrigir a informação e enviar a declaração retificadora. Isso pode, muitas vezes, resolver o problema sem necessidade de comparecer a um posto da Receita.

Divergência de informações. Se estiver tudo certo, mas caiu por divergência de terceiros, o melhor caminho é aguardar a análise da Receita ou agendar um atendimento para apresentar os documentos que comprovem a veracidade das informações prestadas.

Ter caído na malha fina não impede a declaração de imposto de renda no ano seguinte. "A malha fina de anos anteriores não desobriga o contribuinte de entregar a declaração do ano vigente, caso tenha recebido rendimentos ou se enquadre nos critérios de obrigatoriedade. A entrega correta da nova declaração ajuda a reforçar a sua regularização fiscal e evita novos problemas", diz Cassius Leal, CEO da Advys Contabilidade.

Dica importante: Mantenha todos os documentos organizados por pelo menos 5 anos e, em caso de dúvidas, conte com o apoio de um contador. A malha fina não é o fim do mundo. Com informação, transparência e agilidade, a situação pode ser resolvida com tranquilidade

O que é malha fina?

É uma análise profunda feita pela Receita Federal das declarações que apresentaram divergências de informações. Quando o contribuinte envia a declaração de Imposto de Renda, ela passa pelos sistemas da Receita Federal. As informações declaradas são verificadas e comparadas com os dados fornecidos por outras pessoas e empresas.

Continua após a publicidade

Se for encontrada alguma diferença entre as informações apresentadas, a declaração será retida. Em outras palavras, estará na malha fina. Importante lembrar que o contribuinte não receberá a restituição enquanto a sua declaração estiver na malha fina.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.