IR: quais são os próximos grupos para receber a restituição?

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O primeiro lote da restituição do Imposto de Renda já entregue no dia 30 de maio e contemplou grupos prioritários como idosos, pessoas com deficiência, portadores de doenças graves e pessoas que vivem exclusivamente do magistério. Quem entregou a declaração nos primeiros dias, também tem mais chances de receber antes. Para o segundo lote, no dia 30 de junho, as regras são as mesmas.
Qual a prioridade para receber a restituição?
- Idosos com 80 anos ou mais.
- Idosos entre 60 e 79 anos, pessoas com deficiência ou moléstia grave.
- Contribuintes cuja principal fonte de renda seja o magistério.
- Quem usou a declaração pré-preenchida e optou por receber via Pix (chave CPF).
- Demais contribuintes, conforme a data de envio da declaração.
Como saber se não caiu na malha fina. Para saber qual o status de processamento da restituição, o contribuinte pode fazer dois tipos de consulta:
Consulta simplificada: acesse o site da Receita Federal https://www.restituicao.receita.fazenda.gov.br e informe o CPF, data de nascimento e o ano da declaração (2025).
Consulta completa no Portal e-CAC: acesse www.gov.br/receitafederal, faça login com a conta gov.br e vá até "Meu Imposto de Renda" para verificar o status do processamento e da restituição.
Calendário dos lotes de restituição
A restituição é paga em cinco lotes mensais:
- 1º lote: 30 de maio (o lote contemplou também restituições residuais de exercícios anteriores).
- 2º lote: 30 de junho
- 3º lote: 31 de julho
- 4º lote: 29 de agosto
- 5º lote: 30 de setembro
Quais as dúvidas mais comuns?
A restituição pode ser recebida via Pix. Sim, desde que a chave seja o CPF do titular da declaração.
Não recebi minha restituição, estou na malha fina? Talvez. Consulte o extrato da sua declaração no Portal e-CAC para verificar pendências.
Minha conta bancária foi encerrada. E agora? Você deve reagendar o crédito da restituição com o Banco do Brasil, informando uma nova conta.
E se a restituição estiver demorando?
- Verifique o status no Portal e-CAC.
- Se aparecer "em fila de restituição", aguarde os próximos lotes.
- Se houver pendência, envie uma declaração retificadora para a Receita o mais rápido possível.
- Confira os dados bancários informados. A conta precisa estar ativa e no seu nome.
- Para restituição via Pix, a chave precisa ser o CPF.
Em caso de dúvida, vale entrar em contato com a Receita: capitais: 4004-0001 e outras regiões: 0800-729-0001
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