IR: quais são os próximos grupos para receber a restituição?

O primeiro lote da restituição do Imposto de Renda já entregue no dia 30 de maio e contemplou grupos prioritários como idosos, pessoas com deficiência, portadores de doenças graves e pessoas que vivem exclusivamente do magistério. Quem entregou a declaração nos primeiros dias, também tem mais chances de receber antes. Para o segundo lote, no dia 30 de junho, as regras são as mesmas.

Qual a prioridade para receber a restituição?

  • Idosos com 80 anos ou mais.
  • Idosos entre 60 e 79 anos, pessoas com deficiência ou moléstia grave.
  • Contribuintes cuja principal fonte de renda seja o magistério.
  • Quem usou a declaração pré-preenchida e optou por receber via Pix (chave CPF).
  • Demais contribuintes, conforme a data de envio da declaração.

Como saber se não caiu na malha fina. Para saber qual o status de processamento da restituição, o contribuinte pode fazer dois tipos de consulta:

Consulta simplificada: acesse o site da Receita Federal https://www.restituicao.receita.fazenda.gov.br e informe o CPF, data de nascimento e o ano da declaração (2025).

Consulta completa no Portal e-CAC: acesse www.gov.br/receitafederal, faça login com a conta gov.br e vá até "Meu Imposto de Renda" para verificar o status do processamento e da restituição.

Calendário dos lotes de restituição

A restituição é paga em cinco lotes mensais:

  • 1º lote: 30 de maio (o lote contemplou também restituições residuais de exercícios anteriores).
  • 2º lote: 30 de junho
  • 3º lote: 31 de julho
  • 4º lote: 29 de agosto
  • 5º lote: 30 de setembro

Quais as dúvidas mais comuns?

A restituição pode ser recebida via Pix. Sim, desde que a chave seja o CPF do titular da declaração.

Continua após a publicidade

Não recebi minha restituição, estou na malha fina? Talvez. Consulte o extrato da sua declaração no Portal e-CAC para verificar pendências.

Minha conta bancária foi encerrada. E agora? Você deve reagendar o crédito da restituição com o Banco do Brasil, informando uma nova conta.

E se a restituição estiver demorando?

  • Verifique o status no Portal e-CAC.
  • Se aparecer "em fila de restituição", aguarde os próximos lotes.
  • Se houver pendência, envie uma declaração retificadora para a Receita o mais rápido possível.
  • Confira os dados bancários informados. A conta precisa estar ativa e no seu nome.
  • Para restituição via Pix, a chave precisa ser o CPF.

Em caso de dúvida, vale entrar em contato com a Receita: capitais: 4004-0001 e outras regiões: 0800-729-0001

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.