Clássicos brasileiros que você não lê desde que saiu do colegial
Você deve ter lido esses livros no colegial com uns 16 anos. Mas, já os releu? São verdadeiros clássicos da literatura nacional que você precisa ler novamente.
O UOL pode receber uma parcela das vendas pelos links recomendados neste conteúdo. Preços e ofertas da loja não influenciam os critérios de escolha editorial.
-
Senhora - José de Alencar
Senhora é um clássico do romantismo escrito na forma de folhetim por José de Alencar e publicado em 1874.
-
Memórias Póstumas De Brás Cubas – Machado de Assis
Talvez, o maior romance brasileiro de todos os tempos, o livro foi escrito por Machado de Assis e publicado em 1881. Esta edição especial traz ilustrações feitas por Cândido Portinari.
-
Dom Casmurro - Machado de Assis
Capitu traiu Bentinho? Esta é a maior pergunta da literatura nacional. Dom Casmurro é um dos grandes estudos da traição já publicados.
-
O Mulato - Aluisio Azevedo
Este livro foi responsável pelo início do naturalismo no Brasil. Publicado em 1881 por Aluísio Azevedo, o romance faz uma denúncia do preconceito racial no Maranhão.
-
Grande sertão: Veredas - Guimarães Rosa
Nenhum livro revolucionou tanto a literatura nacional no século 20 do que Grande sertão: veredas. João Guimarães Rosa retrata a alma humana como poucos. Esta edição tem a capa feita pelo artista Arthur Bispo do Rosário.
-
Macunaíma - Mário de Andrade
A obra-prima de Mário de Andrade narra a história do índio Macunaíma desde seu nascimento na selva até sua morte.
-
O cortiço - Aluisio Azevedo
Nesta obra naturalista, Aluísio Azevedo faz um retrato dos cortiços do Rio de Janeiro no século 19.
-
Casa-Grande & Senzala - Gilberto Freyre
Gilberto Freyre revolucionou ao redescobrir o Brasil. Em seu livro, ele valoriza o negro, exalta nossa miscigenação e desmistifica preconceitos.
-
O Ateneu - Raul Pompeia
Considerado como romance impressionista, O Ateneu conta a história de Sergio, um menino que vai estudar um colégio agropecuário de prestígio no Rio de Janeiro.
-
Os sertões - Euclides da Cunha
O clássico livro do jornalista Euclides da Cunha pode ser considerado como um livro-reportagem, mas é muito mais que isso. Cunha presenciou a Guerra de Canudos como repórter e a reconta de forma primorosa.
-
A Hora da Estrela - Clarice Lispector
É o último romance de Clarice Lispector e foi lançado em 1977, pouco antes da morte da escritora. A obra varia entre mostrar a criação do escritor Rodrigo S. M. e sua obram a história de Macabéa.
-
Angústia - Graciliano Ramos
Angústia foi lançado em 1936 e conta a história de uís Silva, funcionário público de Maceió que leva uma vida chata até o dia em que se apaixona por Marina.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.