Bolsas

Câmbio

Dadinho, Google, Nike, Shell: veja o significado curioso de marcas famosas

Thâmara Kaoru

Do UOL, em São Paulo

  • iStock

Jogador de futebol, concurso entre funcionários, deusa grega e personagem de livro. Essas foram apenas algumas das inspirações que donos de marcas e empresas conhecidas tiveram para definir como iriam chamar seus produtos ou companhias. 

O UOL selecionou 14 nomes de empresas e marcas com origem curiosa. Os dados foram fornecidos pelas próprias empresas.

Veja a origem dos nomes de empresas

Divulgação
Divulgação

Carrefour

O Grupo Carrefour foi fundado em 1959 e inaugurou a sua primeira loja em um cruzamento na cidade de Annecy, na França. O nome foi inspirado na localização da loja, já que a palavra Carrefour, de origem francesa, quer dizer "cruzamento". O logo da marca apresenta duas setas apontando para direções opostas, remetendo a um cruzamento. As cores representam a bandeira da França.
Divulgação
Divulgação

Dadinho

O Dadinho foi lançado em 1954 para o aniversário de 400 anos de São Paulo. O seu nome original era IV Centenário. Porém, logo nos primeiros anos, ele recebeu o apelido de "Dadinho Prateado" por conta de seu formato e embalagem. A empresa Dizzioli, que produzia o Dadinho na época, decidiu adotar o nome para o produto.
Divulgação
Divulgação

Danone

Isaac Carasso lançou a marca Danone em 1919. O nome foi uma homenagem a seu filho Daniel, cujo apelido era "Danon".
Divulgação
Divulgação

Diamante Negro

O chocolate foi batizado de Diamante Negro em 1940 em homenagem ao jogador de futebol Leônidas da Silva, artilheiro da Copa do Mundo de 1938 e que tinha esse apelido.
Divulgação
Divulgação

Fanta

O nome surgiu em um concurso entre funcionários da Coca-Cola alemã durante a Segunda Guerra Mundial. A empresa diz que há várias teorias sobre a escolha. Uma delas é a proximidade com a palavra "fantasia", já que foi necessária muita imaginação para inventar uma bebida com poucos recursos durante a guerra. Outros dizem que Fanta é parecido com "fantástico". A teoria mais comum é que o nome foi escolhido por conter sons parecidos na maioria dos idiomas.
Divulgação
Divulgação

Google

A palavra foi inspirada no termo matemático "Googol" utilizado para expressar o número um seguido de cem zeros. A ideia era refletir a proposta dos fundadores Larry Page e Sergey Brin de organizar as informações ao redor do mundo e torná-las acessíveis e úteis.
Divulgação
Divulgação

Itaú

O nome da empresa foi inspirado na cidade Itaú de Minas (MG). Além disso, Itaú significa "pedra preta" em tupi-guarani. Por isso, o logo original do banco era no formato de um quadrado preto de pontas arredondadas
Divulgação
Divulgação

Kibon

Acredita-se que há uma possível relação com a expressão "que bom", mas a empresa diz que não possui um documento oficial que comprove isso. A curiosidade está no nome da marca em outros países. No Reino Unido e na maior parte da Ásia, ela se chama Wall's; na Itália, é conhecida como Algida; na Alemanha, o nome é Langnese e, na Holanda, é Ola.
Divulgação
Divulgação

Nike

O nome foi inspirado em Nike (Nice, em português), deusa grega da vitória. Em 1971, Bill Bowerman e Phil Knight, os fundadores da empresa, escolheram o logo da empresa criado por uma estudante de design da Universidade Estadual de Portland. O logo é uma representação da asa na estátua da deusa.
Divulgação
Divulgação

Nivea

O nome Nivea foi inspirado na cor branca do produto. Ele foi derivado das palavras latinas nix (neve) e nivis (de neve).
Divulgação
Divulgação

Nokia

A marca se inspirou na cidade finlandesa onde a empresa foi fundada em 1895, de mesmo nome.
Divulgação
Divulgação

Samsung

Significa três estrelas em coreano. Segundo a empresa da Coreia do Sul, o fundador queria que os produtos fossem tão duradouros e poderosos quanto as estrelas.
Divulgação
Divulgação

Shell

Shell significa concha em inglês. O pai dos fundadores da empresa era um comerciante de antiguidades de Londres que começou a importar conchas do mar do Extremo Oriente para fornecê-las a uma loja de decorações exóticas. Assim surgiu a inspiração para o nome.
Reprodução
Reprodução

Starbucks

A primeira loja foi aberta em 1971 na cidade portuária de Seattle (Estados Unidos). Muitos dos tipos de café oferecidos na loja precisava navegar pelos mares para chegar até lá. Assim, a empresa resolveu se inspirar em um personagem do livro Moby Dick, de Herman Melville, chamado Starbuck, sem o "s" no final. Assim como o nome, o logo com a sereia também remete ao mar.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos