IPCA
0,51 Nov.2019
Topo

Guia de Compras


Dez livros para entender melhor a Amazônia

23/08/2019 04h00

O mundo todo está falando sobre a Amazônia no momento. E, infelizmente, por um motivo ruim. O aumento do desmatamento e as queimadas fizeram o olhar internacional se voltar para a floresta. Mas, será que nós conhecemos bem a Amazônia? Separamos dez livros para entender melhor a nossa floresta.

O UOL pode receber uma parcela das vendas pelos links recomendados neste conteúdo. Preços e ofertas da loja não influenciam os critérios de escolha editorial.

  • Amazon

    Amazonas. Pátria da Água

    Neste livro, o poeta Thiago de Mello e o fotógrafo Luiz Cláudio Marigo retratam a Amazônia como a pátria da água. O leitor é convidado a conhecer o mais belo fruto do chão da floresta: o homem amazônico, cujo convívio com a natureza é tão harmonioso que eles parecem nascidos um para o outro.

  • Amazon

    Um Futuro Para a Amazônia

    Com um olhar geopolítico sobre a Amazônia, este livro tem como ambição mostrar que o futuro desejado é possível. A autora Bertha Becker, com sua visão original da floresta urbanizada, desperta e alerta os leitores para a importância do conhecimento científico. Um futuro para a Amazônia é um convite para que você conheça propostas inovadoras de desenvolvimento.

  • Amazon

    Desenvolvimento Sustentável da Amazônia

    Este livro apresenta os problemas do aquecimento global e do desmatamento amazônico, discute os pressupostos de um modelo de desenvolvimento sustentável, e, principalmente, do nosso modelo para a Amazônia e apresenta e analisa as propostas.

  • Amazon

    Tristes trópicos

    Com uma prosa poética, melancólica, irônica, Claude Lévi-Strauss desloca parâmetros consagrados, questionando ao mesmo tempo viajantes e cientistas. "Tristes trópicos" é um clássico da etnologia e dos "estudos brasileiros", e também uma obra universal, sem fronteiras, sobre a crise do processo civilizatório na modernidade.

  • Amazon

    História da Amazônia: Do período pré-colombiano aos desafios do século XXI

    Unindo suas perspectivas de sociólogo, historiador e crítico literário, Márcio Souza registra a história da Amazônia, abrangendo a totalidade de um território geográfico e histórico que se revela coerente em sua diversidade.

  • Amazon

    A queda do céu

    Um grande xamã e porta-voz dos Yanomami oferece neste livro um relato excepcional, ao mesmo tempo testemunho autobiográfico, manifesto xamânico e libelo contra a destruição da floresta Amazônica. Esta história traz as meditações do xamã a respeito do contato predador com o homem branco, ameaça constante para seu povo desde os anos 1960.

  • Amazon

    O ladrão no fim do mundo

    Em "O ladrão no fim do mundo", o escritor e jornalista investigativo Joe Jackson disseca um dos mais notáveis casos de contrabando internacional que fez ruir o modelo econômico da borracha que havia impulsionado o desenvolvimento do norte brasileiro.

  • Amazon

    Chico Mendes - crime e castigo

    Este livro reúne reportagens escritas por Zuenir Ventura a respeito do maior líder ambientalista que o Brasil já teve: Chico Mendes. Reconhecido mundialmente por sua luta pela preservação da Amazônia.

  • Amazon

    Caminhos de liberdade

    Javier Moro narra a saga de Chico Mendes, um homem que ousou lutar por direitos e por justiça numa terra onde a única luta era pela sobrevivência e a única lei era a da violência. O autor reconstrói o drama da ocupação da selva, que tingiu de sangue as águas que a cortam.

  • Amazon

    Esqueleto na lagoa verde: ensaio sobre a vida e o sumiço do coronel Fawcett

    Este livro é um dos mais fascinantes relatos jornalísticos já feitos no Brasil. Ele reconstitui os passos de um explorador britânico, o coronel britânico Percy Harrison Fawcett, e de outros que procuraram decifrar o sentido de sua obsessão. Uma reportagem incomum sobre o sonho de um vitoriano nos trópicos, sobre o encontro com os índios, sobre um país que ainda estava por se descobrir e sobre a própria arte de fazer jornalismo.

Guia de Compras